Para uma leitura semio-lingüística de "Fábula de um arquiteto", de João Cabral

Autores

  • Ignacio Assis Silva

Palavras-chave:

Semio-lingüística, texto/metatexto, dinâmica textual, enunciado/'macroenunciado, escritura, simulacro semiótico, simulacro discursivo, componentes narrativo, discursivo e metalingüistico,

Resumo

Para passar do nível da apreensão do sentido do texto para o nível da apreensão do texto como sistema de significações (como micro-universo semântico), temos de projetar a descontinuidade sobre o que se nos apresenta como continuidade. Concebendo o texto como um macro-enunciado, este artigo pretende situar, em termos semiolingüísticos, três aspectos interessantes da construção do texto, deíinindo-os em termos de homologias com aspectos da construção do enunciado: a) aspecto estrutural em sentido restrito; b) aspecto conteudístico ou semântico em sentido amplo e c) aspecto metalingüistico ou semiótico propriamente dito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ASSIS SILVA, I. Para uma leitura semio-lingüística de "Fábula de um arquiteto", de João Cabral. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 26, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3649. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais