O sentido e a forma na estrutura do signo
Palavras-chave:
Arbitrariedade, sentido (do conteúdo e da expressão), função semiótica, contínuo amorfo, forma do conteúdo, forma da expressão, conceptualização, referenteResumo
Com o objetivo de ressaltar a economia que o princípio da arbitrariedade do signo, formulado por Saussure, pode conferir às teorias da linguagem na sua tentativa de superar concepções metafísicas — sempre presentes, implícita ou explicitamente, quando se aceita a presença do real como referente do signo — e de adquirir um estatuto científico no seu procedimento descritivo, o autor propõe, a título de hipótese, uma reinterpretação da noção de sentido em Hjelmslev, que a seu ver consegue pôr em evidência a posição formal do signo saussuriano em relação ao seu referente (intra-semiótico).
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.