Dicionários do português: da tradição à contemporaneidade

Autores

  • Maria Tereza Camargo Biderman

Palavras-chave:

Dicionários, lexicografia em língua portuguesa, tradição lexicográfica, dicionários gerais do português, dicionários contemporâneos do português,

Resumo

Este artigo expõe uma visão panorâmica sobre dicionários no mundo latino, focalizando a produção lexicográfica em Língua Portuguesa, particularmente os dicionários gerais da língua. Depois de historiar rapidamente os primórdios da dicionarística na tradição ocidental, descreve, em linhas gerais, as primeiras grandes obras lexicográficas em Português. Discorre, a seguir, sobre o início da produção lexicográfica no Brasil. No último item, este estudo examina a lexicografia em língua portuguesa na contemporaneidade, analisando e criticando quatro dicionários gerais do Português contemporâneo, sendo três brasileiros - o Aurélio (FERREIRA, 1999), o Houaiss (2001), o Dicionário de usos (BORBA, 2002) - e um português, o Dicionário da Academia de Ciências de Lisboa (DICIONÁRIO..., 2001).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BIDERMAN, M. T. C. Dicionários do português: da tradição à contemporaneidade. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 47, n. 1, 2003. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4232. Acesso em: 21 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos Originais