Integração conceptual na descrição de fenômenos gramaticais do português

Autores

  • Antônio Suárez Abreu Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Integração conceptual, Blending, Complexidade, Gramática do português,

Resumo

A Gramática funcional tem atualmente grande aceitação nos meios linguísticos, principalmente por ser capaz de esclarecer a motivação de fatos gramaticais na construção de um texto. A partir dela, deixa-se a tradição de estudar a gramática pela gramática. Pronomes demonstrativos, por exemplo, passam a ser vistos como ferramentas eficazes de coesão textual, retomando anaforicamente termos de orações anteriores. Essa tarefa, contudo, acaba deixando pelo caminho um rastro infindável de “caixas pretas”. Como explicar a origem do funcionamento anafórico dos demonstrativos, se eles servem originalmente, na língua falada, para apontar coisas ou pessoas em relação à posição espacial dos interlocutores? O objetivo deste trabalho é mostrar que a Linguística Cognitiva surge justamente como uma opção de abertura dessas caixas pretas. No presente artigo, escolhi um de seus tópicos, a teoria da integração conceptual (blending) para defender essa possibilidade. Nessa tarefa, achei necessário, em primeiro lugar, integrar o modelo cognitivista dentro da Teoria da Complexidade, de acordo com Bybee (2010) e Castilho (2009), que defendem a linguagem humana como um sistema adaptativo complexo. Depois disso, faço uma breve descrição atualizada da teoria da integração conceptual e proponho sua aplicação a alguns fatos gramaticais da língua portuguesa, no nível morfológico e sintático.

Biografia do Autor

Antônio Suárez Abreu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Letras Neolatinas, PUC Campinas; especialização em língua e literatura portuguesa na Universidade Clássica de Lisboa, Portugal; mestrado, doutorado e livre-docência em linguística, USP, SP; pós-doutorado em linguística na UNICAMP, CLE; Função atual: professor titular de língua portugues da UNESP, campus de Araraquara, SP.

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Publicado

28/06/2013

Edição

Seção

Artigos Originais