Projeto de variação linguística no Centro-oeste (VALCO)

Autores

  • Rachel Valle Dettoni UnB
  • Cíntia Silva Pacheco UnB
  • Carolina Queiroz Andrade UnB
  • Maria Marta Pereira Scherre Ufes/UnB/CNPq

Palavras-chave:

Variação linguística, Região Centro-Oeste, Variedade brasiliense, Variedade Cuiabana, Pronomes de segunda pessoa, Concordância de gênero, Focalização dialetal,

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o Projeto Variação Linguística no Centro-Oeste (VALCO) e sintetizar resultados de pesquisa sociolinguística em áreas geográficas distintas da região Centro-Oeste e em temáticas também distintas. Quatro pesquisas foram realizadas com dados da grande Brasília ou Distrito Federal e analisam os pronomes de segunda pessoa tu/você/cê/ocê. Nestas pesquisas, apresenta-se a ideia central de que a variedade brasiliense em formação está introduzindo a variante tu em seu repertório linguístico, com focalização de um traço marcado no português brasileiro. Duas outras pesquisas foram realizadas com dados da Baixada Cuiabana, Estado do Mato Grosso, e analisam a variação de gênero no plano discursivo e sintagmático. Nestas duas pesquisas, diferentemente, apresentam-se traços linguísticos de natureza semicategórica, em provável situação de extinção, mas evidencia-se que a variação de gênero nos dados analisados é linguisticamente encaixada no sistema da língua portuguesa. Sendo assim, o presente artigo, que se orienta pela Teoria da Variação e da Mudança Linguística, apresenta para a comunidade científica um pouco mais da riqueza da língua portuguesa em terras brasileiras, mais especificamente, no Brasil central tradicional e no Brasil central expandido.

Biografia do Autor

Rachel Valle Dettoni, UnB

Doutora em Linguística, professora da Universidade de Brasília, corrdenadora do projeto VALCO.

Cíntia Silva Pacheco, UnB

Doutoranda em Linguística pela UnB, colaboradora do projeto Valco.

Carolina Queiroz Andrade, UnB

Doutoranda em Linguística pela UnB, professora substituta na UnB, colaboradora do Valco.

Maria Marta Pereira Scherre, Ufes/UnB/CNPq

Doutora em Linguística, professora voluntária da Universidade Federal do Espírito Santo, professora colaboradora sênior da Universidade de Brasília e Pesquisadora I-B do CNPq. E-mail: (mscherre@terra.com.br;mscherre@pesquisador.cnpq; mscherre@unb.br; macherre@gmail.com)

Downloads

Publicado

18/12/2012

Edição

Seção

Artigos Originais