Vogais na Amazônia paraense

Autores

  • Regina Fernandes Cruz Universidade Federal do Para

Palavras-chave:

Variação linguística, Vogais átonas, Português brasileiro, Região Norte,

Resumo

Este artigo trata essencialmente de uma apresentação das ações do projeto institucional Norte Vogais vinculado ao Diretório Nacional PROBRAVO. O artigo fornece uma ideia precisa de como a equipe da UFPA vinculada ao PROBRAVO está conduzindo suas investigações sobre a variedade do português falada no Pará. O projeto Norte Vogais conta com amostras de fala de trezentos e dezoito informantes nativos do Pará no seu banco de dados. As descrições sociolinguísticas empreendidas pela equipe da UFPA priorizaram a investigação de três aspectos fonéticos em particular: a) a variação das vogais médias pretônicas; b) a variação das vogais médias postônicas mediais e; c) a nasalidade alofônica. Os resultados obtidos reforçam a hipótese de Silva Neto (1957) de que o Pará compreenderia uma ilha dialetal na classificação de Antenor Nascente entre os dialetos do Norte do Brasil. Com o objetivo de refinar as descrições sociolingüísticas, duas novas ações se impuseram: a) o mapeamento da situação sociolinguística das áreas de contato interdialetal no Pará e; b) a análise acústica do sistema vocálico do português falado na Amazônia Paraense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Fernandes Cruz, Universidade Federal do Para

Regina Célia Fernandes Cruz é professora Associado II da Universidade Federal do Pará. Tem Doutorado em Ciências Humanas e Letras pela Université d’Aix-en-Provence (França). Atua na Faculdade de Letras da UFPA, é bolsista Produtividade em Pesquisa no CNPq, com pesquisa na área da Fonética Acústica, especificamente é responsável pela elaboração do Atlas Prosódico Multimédia do Norte do Brasil, ligado ao projeto internacional AMPER e; pela caracterização acústica do sistema vocálico do português falado na Amazônia Paraense, projeto vinculado ao Diretorio Nacional PROBRAVO. Já pesquisadora visitante do Departamento de Linguística da New York University (USA), bolsista CAPES e FULBRIGHT (2010-2011), da Universidade de Aveiro (2009), do Laboratório de Fonética da Cambridge University (1997).

Endereço para acessar o CV Lattes:

http://lattes.cnpq.br/3307472469778577

 

Downloads

Publicado

18/12/2012

Como Citar

CRUZ, R. F. Vogais na Amazônia paraense. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 56, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4948. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais