História de uma completiva: origem e desenvolvimento do complemento oracional introduzido por <i>se</i> do português

Autores

  • Gisele Cássia de Sousa UNESP – Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. São José do Rio Preto – SP – Brasil

Palavras-chave:

Mudança linguística, Sintaxe diacrônica, Gramaticalização, Oração completiva,

Resumo

O propósito deste trabalho é investigar o percurso histórico da oração completiva iniciada pela conjunção “se” do português, que também introduz, nessa e em outras línguas românicas, uma oração adverbial condicional. Com base em registros de filólogos e romanistas, demonstra-se que a similaridade existente entre essas orações é resultado de gramaticalização da oração condicional que, no latim, passou a funcionar como oração completiva, em razão da extinção das partículas interrogativas que passaram a ser substituídas pela conjunção condicional latina si. Como oração completiva, a oração com “se” submete-se à gramaticalização, integrando-se à oração matriz de um modo que, conforme proposta de Hopper e Traugott (1993) e de Lehmann (1988), é próprio a construções completivas. A forma que tem essa oração de se gramaticalizar, incorporando-se à oração matriz, é, entretanto, diferente do que é previsto ocorrer a uma completiva introduzida por “que”, uma diferença que se deve, sobretudo, ao significado hipotético que a completiva com “se” preserva de sua fonte histórica. Demonstra-se, por fim, que, do português arcaico ao português contemporâneo, a gramaticalização do complemento oracional introduzido por “se” não se configura em mudança diacrônica, já que essa gramaticalização é atestada desde períodos mais remotos, em textos do século XIV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOUSA, G. C. de. História de uma completiva: origem e desenvolvimento do complemento oracional introduzido por <i>se</i> do português. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 56, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4962. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais