Michel Pêcheux: entre o óbvio e o nome complexo

Autores

  • João Carlos Cattelan Unioeste - Cursos de Letras de Marechal Cândido Rondon (grauduação) e Cascavel (pós-graduação).

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Michel Pêcheux, Semântica, Orações adjetivas,

Resumo

Este estudo tem o objetivo de tecer um conjunto de considerações acerca de partes iniciais da obra Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio, do autor Michel Pêcheux, considerado o fundador da Análise de Discurso de linha francesa. Dentre todas as questões que são tematizadas sobre Pêcheux por aqueles que o estudam e o tomam como fundamento teórico, as duas de que trato1 neste trabalho parecem não ter sido fonte de reflexão ou de maior problematização. Elas se referem ao lugar (não lugar ou fora de lugar) da Semântica, que afirmaria o óbvio, e à escolha das orações adjetivas como problema “linguístico” para a constituição/demonstração da Teoria do Discurso. Busco refletir sobre como estas duas questões entram nas reflexões de Pêcheux e tento, com isso, contribuir de alguma forma com o leitor que pode ter algum auxílio para a leitura da obra citada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Cattelan, Unioeste - Cursos de Letras de Marechal Cândido Rondon (grauduação) e Cascavel (pós-graduação).

Professor do Curso de Letras da Unioeste, câmpus de Marechal Cândido Rondon, e do mestrado/doutorado em Letras, câmpus de Cascavel, na área de Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

28/08/2013

Como Citar

CATTELAN, J. C. Michel Pêcheux: entre o óbvio e o nome complexo. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 57, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/5074. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais