Política(s) linguística(s) e questões de poder
Palavras-chave:
Política Linguística, Planejamento linguístico, Poder, Saber, Línguas, Sujeitos, Internet,Resumo
O texto apresenta e discute os conceitos de poder e de política no campo de saber intitulado “Política Linguística”. Para tanto, inicialmente apresenta e discute a heterogeneidade e complexidade do campo, discorrendo sobre os conceitos de Política e Planejamento Linguísticos. Em seguida, apresenta os trabalhos genealógicos do filósofo francês Michel Foucault acerca da relação entre poder, saber e política. Para fins de discussão, o artigo apresenta uma série de casos, tanto reais como possíveis, de aplicação e intervenção do campo de Política Linguística, com vistas tanto a discutir a noção de poder em conceitos e metodologias utilizadas pela área de saber, como a expandir o lócus de intervenção da disciplina a partir de possíveis contribuições de Michel Foucault sobre a dinâmica das relações de poder aplicada aos estudos das relações entre as línguas, as línguas e os sujeitos, as línguas e a tecnologia, e as línguas e uma dada geopolítica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28/08/2013
Como Citar
SEVERO, C. G. Política(s) linguística(s) e questões de poder. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 57, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/5132. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.