A construção da cadeia referencial em textos de estudantes universitários

Autores

  • Janice Helena Chaves Marinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo Ximenes Cunha Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Textos acadêmicos, Cadeia referencial, Abordagem modular,

Resumo

Neste artigo, focalizando a construção da cadeia referencial em fragmentos de textos acadêmicos, mostramos que a análise da forma de organização tópica dos textos possibilita a percepção de dificuldades que estudantes universitários manifestam nessa construção. Por meio das análises, identificamos e explicamos fragilidades na construção da cadeia referencial, tais como ambiguidades no reconhecimento dos tópicos, bem como dificuldades na introdução de novas informações e na manutenção de um tópico discursivo. Ainda, com as análises, verificamos que os textos acadêmicos constituem índices essenciais para a avaliação das capacidades de uso da linguagem de seus produtores. Por isso mesmo, essas análises podem funcionar como um ponto de partida precioso para o planejamento de atividades que auxiliem o estudante no desenvolvimento das habilidades necessárias para a construção da cadeia referencial de novos textos. Assim, evidenciamos que o Modelo de Análise Modular do Discurso constitui uma abordagem bastante relevante para o estudo de textos produzidos por estudantes universitários.

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Biografia do Autor

Janice Helena Chaves Marinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Linguística pela UFMG e professora da Faculdade de Letras da mesma Universidade (área de Língua Portuguesa).

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e doutorando em Linguística pela UFMG.

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Publicado

14/03/2014

Como Citar

MARINHO, J. H. C.; CUNHA, G. X. A construção da cadeia referencial em textos de estudantes universitários. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 58, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/5297. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais