Logos, Ethos e Pathos: “três lados” da mesma moeda

Autores

  • Melliandro Mendes Galinari UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto. Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Departamento de Letras. Mariana – MG – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1405-1

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Sofística, Argumentação, Logos, Ethos, Pathos,

Resumo

Este artigo possui o objetivo de construir uma reflexão sobre a inter-relação das provas retóricas – logos, ethos e pathos – no âmbito disciplinar da Análise do Discurso, dialogando com a tradição retórica, com a Sofística e com autores modernos que se ocupam do assunto, tais como Ruth Amossy, Michel Meyer, Christian Plantin e outros. Para tanto, parte-se do pressuposto de que, mais do que categorias estáveis e demarcáveis teoricamente, as provas retóricas são três dimensões ou “ângulos” de um mesmo discurso ou, em outros termos, três ferramentas ou “chaves de leitura” disponíveis à sua interpretação e à especulação de seus efeitos possíveis. Como são escassas análises discursivas aptas a ilustrar/demonstrar tais postulados teóricos, o artigo contém, além de uma primeira parte, destinada a uma reflexão teórica, uma segunda parte reservada exclusivamente à análise de um discurso de caráter político que circulou no Brasil no ano de 2010, num momento anterior às eleições presidenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melliandro Mendes Galinari, UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto. Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Departamento de Letras. Mariana – MG – Brasil.

Melliandro Mende Galinari é Professor Adjunto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, sediado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP, na cidade de Mariana - MG.

Downloads

Publicado

20/05/2014

Edição

Seção

Artigos Originais