A multifuncionalidade do item "capaz" na fala gaúcha: uma abordagem baseada no uso
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-1409-4Palavras-chave:
Capaz, Marcador discursivo, Contexto dialogal, Modalidade, Padrões de uso,Resumo
Sob uma perspectiva teórica funcionalista que busca identificar padrões de uso linguístico que se originam e se estabelecem nas situações comunicativas, o presente estudo investiga a multifuncionalidade do item linguístico “capaz”, numa amostra sincrônica atual de fala de informantes gaúchos, captando uma trajetória de mudança semântico-pragmática (associada a valores de modalidade) e categorial (adjetivo > marcador discursivo) que pode ser interpretada como uma instância de gramaticalização. A partir da análise de contextos dialogais, foram identificados: i) valores no âmbito da modalidade epistêmica (possibilidade, probabilidade, dúvida e certeza), derivados de um significado-fonte (habilidade) associado à modalidade orientada para o agente; e ii) outras expressões de subjetividade como surpresa, ironia, alegria. O controle da frequência permitiu esboçar padrões de uso do item: “capaz” é mais recorrente em contextos de certeza (em respostas negativas e afirmativas) e de dúvida/ surpresa, aparecendo predominantemente como item sintaticamente autônomo, na função de marcador discursivo. Verificou-se que a natureza da informação dada pelo interlocutor (pergunta, opinião, fato/notícia), bem como aspectos prosódicos que envolvem o item são determinantes para a interpretação do significado de “capaz”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02/09/2014
Como Citar
BASSI, A.; GÖRSKI, E. M. A multifuncionalidade do item "capaz" na fala gaúcha: uma abordagem baseada no uso. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 58, n. 3, 2014. DOI: 10.1590/1981-5794-1409-4. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/5966. Acesso em: 8 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.