Objetivismo/subjetivismo em artigos científicos das diferentes áreas: a heterogeneidade da escrita acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-1711-4Palavras-chave:
Objetivismo, Subjetivismo, Escrita Acadêmica, Artigo científico,Resumo
A existência do discurso que postula a homogeneização da escrita acadêmico-científica no processo de constituição do texto é a problemática que desencadeou esta pesquisa. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar artigos científicos brasileiros de periódicos A1 das diferentes áreas do conhecimento a partir dos elementos que constituem os gêneros, forma composicional, estilo e temática, delimitando aspectos que tendem ao objetivismo e ao subjetivismo nos textos. O trabalho se pauta nos pressupostos dialógicos do Círculo de Bakhtin, no tocante aos gêneros, ao objetivismo e subjetivismo, e nas pesquisas desenvolvidas segundo os princípios dos Novos Estudos do Letramento. Os resultados apontam que: a) todo enunciado é constituído de elementos subjetivos e objetivos; b) os aspectos que evidenciam objetividade e subjetividade marcam-se predominantemente na forma composicional (e arquitetônica) e no estilo dos textos, em diálogo com a temática; c) os artigos das diferentes áreas se assemelham, ao tratar de elementos que tendem à objetividade, como forma composicional e recursos linguísticos; d) os artigos diferem quando apresentam aspectos que, embora estejam na materialidade verbal, encontram significação no contexto extraverbal, perpassando a subjetividade, como escolha temática; variação no número de autores no texto etc.; e) a existência de nuances de objetividade e de subjetividade permite caracterizar a escrita nas áreas de forma heterogênea.Downloads
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Publicado
19/12/2017
Como Citar
FUZA, Ângela F. Objetivismo/subjetivismo em artigos científicos das diferentes áreas: a heterogeneidade da escrita acadêmica. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 61, n. 3, 2017. DOI: 10.1590/1981-5794-1711-4. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8524. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
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