Clavis Sinica: breve história da longa batalha pelo sistema de escrita chinesa no Ocidente entre os séculos XVI e XIX

Autores

  • Cristiano Mahaut de Barros Barreto UFF – Universidade Federal Fluminense – Instituto de Letras – Niterói – RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1704-8

Palavras-chave:

História das Ideias Linguísticas, Chinês, Europa, Escrita,

Resumo

Este artigo tem por objetivo expor uma breve história das ideias na Europa, entre 1550 e 1900, sobre a língua falada e escrita na China. Seguindo o partido teórico do historicismo moderado de Sylvain Auroux (2004), sugerimos como fio condutor os discursos na disputa pela natureza da escrita chinesa: ideográfica ou fonográfica. Recusando-nos a tomar partido de uma ou outra alternativa, mostramos que este debate se desenvolve em torno de questões revisitadas ao longo destes mais de três séculos e que os estudos publicados pelos europeus encontram-se profundamente enraizados em seu contexto cultural, social e ideológico de produção. O status precário da escrita na história das ideias linguísticas se sobressai e aponta para o papel protagonista da escrita chinesa nas concepções de escrita desenvolvidas no ocidente, em particular sobre suas possibilidades representativas. Propomos, por fim, que os debates sobre o tema hoje reproduzem muitas das questões exploradas ao longo desta história, cuja resolução permanece ainda longe de um consenso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Mahaut de Barros Barreto, UFF – Universidade Federal Fluminense – Instituto de Letras – Niterói – RJ

Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) na área de Estudos da Linguagem pela mesma universidade, atuando principalmente nos seguintes temas: semântica, estudos da escrita, história das ideias linguísticas, filosofia da linguagem, poesia chinesa, tradução de poesia e chinês. Atualmente fazendo estágio de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com apoio de bolsa PDJ do CNPQ (2016-2017).

Publicado

02/05/2017

Como Citar

BARRETO, C. M. de B. Clavis Sinica: breve história da longa batalha pelo sistema de escrita chinesa no Ocidente entre os séculos XVI e XIX. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 61, n. 1, 2017. DOI: 10.1590/1981-5794-1704-8. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8785. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais