Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
1 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
1.1 Missão da revista e perfil das submissões
Os CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada publicam trabalhos inéditos escritos por pesquisadores com titulação mínima de mestre ou em coautoria com pesquisadores com titulação igual ou superior a de mestre, vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Os artigos submetidos podem ser redigidos em português, espanhol, francês, italiano ou inglês. No caso de contribuições em língua estrangeira, a revista se reserva o direito de publicar o artigo na língua original ou em tradução, de acordo com a decisão de sua Comissão Editorial, desde que com a devida anuência por escrito do detentor dos direitos de publicação. A tradução do artigo aprovado, nesse caso, fica a cargo do(s) autor(es).
Os artigos devem ter extensão mínima de 10 e máxima de 30 páginas, e as entrevistas, extensão mínima de 5 e máxima de 30 páginas. As resenhas, em contrapartida, não podem exceder 5 páginas e devem tratar de livros publicados nos últimos vinte e quatro (24) meses no Brasil ou no exterior, em primeira edição ou tradução. Os artigos, as entrevistas e as resenhas devem versar sobre temas pertinentes às teorias do discurso, preferencialmente segundo uma abordagem de natureza semiótica.
Quando um colaborador tiver um artigo publicado em determinada edição, não poderá concorrer a nova publicação na edição subsequente.
Ao enviar seu trabalho para os CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais para eventual publicação do artigo.
1.2 Análise e julgamento
A Comissão Editorial encaminhará os trabalhos para, pelo menos, dois membros do Conselho Editorial ou para pareceristas ad hoc indicados pela editoria. Após a análise, os pareceres serão enviados aos autores. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, os autores poderão introduzir eventuais modificações a partir das observações contidas nos pareceres.
2 APRESENTAÇÃO DE SUBMISSÕES
Encaminhamento: O autor e o coautor, quando houver, devem realizar o cadastro (Usuário/Senha) na página da revista, usando a opção “Cadastro” e preenchendo de maneira completa o perfil.
Após ter realizado esses passos, o primeiro autor deve clicar em seu nome de usuário e escolher “Painel de Controle”, na lista de Submissões clicar em “Nova Submissão” para iniciar o processo de submissão, no qual irá realizar os cinco passos básicos:
- Início: Iniciar o processo de submissão, selecionando o idioma da submissão, a seção (Artigos Originais, Resenhas, Entrevistas) e confirmando se está/ão de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral e direito de uso de imagem);
- Transferência de manuscritos: Realizar a transferência do arquivo sem autoria identificada para o sistema, escolha o tipo como Texto do Artigo. Neste mesmo passo, você pode realizar a transferência de documentos suplementares, que funcionam como um apêndice do texto principal ou como anexo a ele, tais como: documento comprobatório de aprovação por Comitê de Ética em pesquisa, instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si.
Importante:
Para garantir o sigilo da identidade dos autores, o arquivo do trabalho não deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição de afiliação ou qualquer outra informação que possa identificá-lo(s). Também devem ser removidas as informações pessoais das Propriedades do arquivo submetido (Passos básicos para o Microsoft Word: Arquivo > Informações > Inspecionar documento > Inspecionar > Remover dados pessoais > Salvar).
As informações do(s) autor(es) devem ser preenchidas somente nos campos específicos do sistema da revista (Passo 3. Inserir metadados), as quais são de acesso exclusivo dos editores da revista;
- Inclusão de metadados: Inserir o Título, Subtítulo, Resumo e Palavras-chaves da submissão, e os dados de cada coautor – nome, sobrenome, e-mail, país, instituição, resumo da biografia com a titulação completa do autor, identificação ORCID. Devem ser incluídos os metadados de todos os autores;
- Confirmação: Neste passo, basta clicar em “Finalizar Submissão” para que ela seja enviada.
- Próximos Passos: Informações sobre o acompanhamento da sua submissão.
Após concluir os cinco passos descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, pode acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou pelos editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros da Editoria Executiva, do Conselho Editorial e pelos Editores da revista, disponibilizada na seção “Sobre a Revista”, “Processo de Avaliação por Pares”.
3 FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
3.1 Formatação do arquivo
Os trabalhos devem ser preparados em Microsoft Word, LibreOffice ou OpenOffice (formatos .doc, .docx ou .odt), fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e das notas, cujo tamanho será 11 e 10, respectivamente), espaçamento simples entre linhas e os parágrafos devem ter uma distância de 6 pt entre si. As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita. Não realizar o adentramento (recuo) dos parágrafos.
3.2 Organização do texto
A organização do texto deve obedecer à seguinte sequência:
TÍTULO: em caixa alta, centralizado e em negrito;
TÍTULO EM INGLÊS: em caixa alta, centralizado, em negrito e itálico, na segunda linha abaixo do título;
Nome do AUTOR(es): na segunda linha abaixo do título em inglês, nome completo, com último sobrenome em caixa alta, alinhado à direita, sem negrito, e com um asterisco (*) indicando uma nota de rodapé contendo a afiliação ou vinculação institucional do(s) autor(es). As informações devem obedecer ao seguinte modelo:
Docente da SIGLA (Nome por extenso da universidade). E-mail: nome@email.com.br
Mestrando da SIGLA (Nome por extenso da universidade). E-mail: nome@email.com.br
Doutorando da SIGLA (Nome por extenso da universidade). E-mail: nome@email.com.br
Para inserir informações complementares (bolsa de fomento à pesquisa, grupo de pesquisa...), utilize a seção Agradecimentos, antes das Referências.
RESUMO: de 100 a 200 palavras, na 3ª linha após o(s) nome(s) do(s) autor(es), devendo ser digitado em Times New Roman, tamanho 12;
PALAVRAS-CHAVE: de 3 a 6 palavras, na segunda linha abaixo do resumo, separadas por ponto final, iniciadas por letra maiúscula e escritas no idioma do artigo, devendo ser digitadas em Times New Roman, tamanho 12;
ABSTRACT e KEYWORDS: versão para o inglês do Resumo e das Palavras-chave, sendo que o abstract deve vir na segunda linha abaixo das palavras-chave; e keywords, na segunda linha abaixo do abstract. O abstract e as keywords devem ser digitados em Times New Roman, tamanho 12;
Importante: Caso o artigo seja redigido em inglês, deverá ser acompanhado de Resumo e Palavras-chave em português.
Título da seção: em negrito, sem caixa alta, tamanho 12, alinhado à esquerda, na terceira linha abaixo das palavras-chave e com uma linha antes do texto. A Introdução, a Conclusão/Considerações finais, bem como os Agradecimentos e as Referências não devem ser numerados nem contabilizados, mas as demais seções podem ser numeradas caso o autor queira. Os números, assim como o título, devem aparecer em negrito, seguidos de ponto final, por exemplo:
1. A teoria semiótica
Antes do título da seção, após o título da seção e entre uma seção e outra, deve ser inserido apenas 1 Enter.
O corpo do texto deve ser digitado na terceira linha abaixo das keywords, com espaçamento simples entre as linhas;
Referências: em negrito, sem caixa alta. Devem constar nas referências apenas os trabalhos citados no texto.
Agradecimentos: na terceira linha abaixo do fim do texto, com alinhamento justificado, em negrito, sem caixa alta. Aqui podem ser inseridas informações complementares ao vínculo institucional, como bolsas ou grupos de pesquisa;
3.3 Recursos tipográficos: O recurso tipográfico itálico deve ser utilizado para ênfases ou destaques no texto, para palavras em língua estrangeira e para títulos de obras citados no corpo do texto e nas referências. Por sua vez, capítulos, contos, ou partes de uma obra devem ser apresentados somente entre aspas.
3.4 Notas de rodapé: As notas devem ser reduzidas ao mínimo e apresentadas no rodapé da página, utilizando-se os recursos do editor de texto, em tamanho 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.
3.5 Quadros e tabelas: É importante atentar para a diferença entre quadros e tabelas. Quadros contêm dados qualitativos (textuais) e tabelas contêm dados quantitativos (numéricos). Os títulos das tabelas e dos quadros devem ser apresentados na sua parte superior. Na parte inferior, devem constar a fonte e a legenda. Quando elaborados pelo próprio autor do artigo, as tabelas e quadros necessitam ser indicados como “Fonte: Elaboração própria.”
3.6 Ilustrações: Nas ilustrações, a identificação (título) deve aparecer na parte superior da referida figura, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, imagem, etc.). Ex.: “Fotografia 1 - As bonecas pretas do Quilombo de Conceição das Crioulas”. É importante enfatizar que o termo “ilustração”, assim como “figura”, são as nomenclaturas mais genéricas existentes. O correto é nomear sempre pela palavra designativa e fazer uso do termo “figura” somente quando não for possível classificar a ilustração. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada após a expressão Fonte: (em negrito). Caso a ilustração tenha sido feita pelo autor do artigo, deve-se seguir o modelo: Fonte: Elaboração própria (aqui sem negrito). A ilustração deve estar o mais próximo possível do trecho a que se refere.
3.7 Citações dentro do texto: Os CASA adotam o modelo autor-data da NBR 10520, de julho de 2023, para as citações no corpo do texto. O autor da citação pode ser citado entre parênteses pelo sobrenome, somente com a inicial maiúscula, separado, por vírgula, da data de publicação (Ex.: Silva, 2000). Se o nome do autor estiver citado no corpo do texto, indica-se apenas a data entre parênteses (Ex.: “Silva (2000) assinala...”). Nas citações diretas (que reproduzem integralmente a fala do autor citado), é obrigatória a especificação da(s) página(s) que deverá(ão) seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (Ex.: Silva, 2000, p. 100). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (Ex.: Silva, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos devem ser indicados, separados por ponto e vírgula (Ex.: Silva; Souza; Santos, 2000); quando houver 4 autores ou mais, convém indicar todos. No entanto, permite-se que se indique apenas o primeiro seguido da expressão “et al.” em itálico (Silva et al., 2000).
Não se usa “&” para a indicação de autores nas citações. No corpo do texto usa-se "e" normalmente e, nos parênteses, ponto e vírgula [Ex.: (Silva; Souza, 2000) ou Segundo Silva e Souza (2000)...]. Em caso de destaque nas citações, deve-se usar itálico e as expressões "grifo próprio", quando é o autor do artigo quem fez o destaque, ou "grifo do autor", quando o destaque já estava na citação original.
Em relação ao ponto final, deve ser inserido apenas 1 ponto final por período tanto nas citações recuadas quanto nas que estejam entre aspas. Ou seja, não é necessário inserir o ponto final da citação e mais o ponto final do período. Por exemplo:
Texto texto texto "citação citação citação" (Autor, ano, data).
OU
Nas citações diretas, o ponto final deve aparecer sempre após a indicação da referência ou ao término do período (Autor, ano, data).
3.8 Citações destacadas do texto: As citações diretas, com quatro linhas ou mais, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em tamanho 11, espaçamento simples e sem aspas (NBR 10520 da ABNT, de julho de 2023).
3.9 Citações de obras em língua estrangeira: todas as citações de obras em língua estrangeira devem ser traduzidas e inseridas no corpo do texto, citadas em rodapé no original, entre aspas (independentemente do número de linhas) e, se traduzidas pelo(s) autor(es), identificadas com "tradução própria" na chamada de citação da tradução (Ex.: Durand, 2000, p. 16, tradução própria). Na nota de rodapé, deve-se seguir este modelo: No original: "Citação citação citação".
3.10 Referências: As referências (apenas trabalhos citados no artigo), dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023, de novembro de 2018), com prenomes abreviados, título da obra em Itálico, alinhadas à esquerda, com espaço simples entrelinhas e um espaço simples separando uma referência da outra.
Exemplos de referências:
Livros:
COURTÉS, J. Analyse sémiotique du discours. Paris: Hachette, 1991.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Tradução de Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.
Livros com mais de três autores:
CALAME, C. et al. La Lettre: approches sémiotiques: Actes du VIe Colloque interdisciplinaire – 1984. Fribourg: Éditions universitaires de Fribourg, 1988.
Livros organizados:
OLIVEIRA, A. C.; TEIXEIRA, L. (org.). Linguagens na comunicação. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
E-books:
PRADO, M. G. S. O ponto de vista em semiótica: fundamentos teóricos e ensaio de aplicação em “A hora da estrela”. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=406. Acesso em: 11 ago. 2014.
Dissertações e teses:
MENDES, C. M. Semiótica e mídia: uma abordagem tensiva do fait divers. Orientador: Waldor Beividas. 2013. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Capítulos de livros:
BARROS, D. L. P. de. Comunicação de risco. In: PRETI, D.; LEITE, M. Q. (org.). Comunicação na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2013. v. 12, p. 21-48.
LOPES. I. C. Esquematização da modalidade epistêmica. In: CORTINA, A.; MARCHEZAN, R. C. Razões e sensibilidades: a semiótica em foco. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004. p. 51-65.
Artigos em periódicos impressos:
GREIMAS, A. J. L’Énonciation: une posture épistémologique. Significação – Revista Brasileira de Semiótica, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 09-25, 1974.
Artigos em periódicos on-line:
FIORIN, J. L. A construção da identidade nacional brasileira. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 115-126, sem. 1, 2009. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/3002/1933. Acesso em: 05 dez. 2013.
Trabalho publicado em Anais de congresso ou similar:
DISCINI, N. História em quadrinhos: um enunciado sincrético. In: COLÓQUIO DO CENTRO DE PESQUISAS SOCIOSSEMIÓTICAS, 12., 2006. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: PUC-USP, 2006. v. 1, p. 1-16.
Filmes:
OS INTOCÁVEIS. Direção de Brian de Palma. Produção de Art Linson. Roteiro de David Mamet. Interpretação de Kevin Costner, Charles Martin Smith, Andy Garcia, Robert de Niro e Sean Connery. [S.l.]: Paramount Pictures, 2004. 1 DVD (119 min), trilíngue: inglês, espanhol e português. Edição especial.
Programas de TV ou rádio:
GNT DOC. UPP – favela e polícia face a face. Rio de Janeiro: GNT, 9 de agosto de 2014. Programa de TV.
Álbuns de música:
Único intérprete e vários compositores:
NASCIMENTO, M. Nascimento. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 1997. 1 CD (47 min).
Único compositor e vários intérpretes:
VANZOLINI, P. A música de Paulo Vanzolini. Intérpretes: Carmen Costa. Paulo Marques. São Paulo: Marcus Pereira, 1974. 1 CD.
Coletânea:
CAGE, J. Works for piano and prepared piano. [S. l.]: WERGO, [1970?]. 4 discos sonoros, digital, estéreo.
Declaração de Direito Autoral
O(s) autor(es) do(s) trabalho(s) aprovados concorda(m) em ceder aos CASA – Cadernos de Semiótica Aplicada os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livre(s) para disponibilizar seu(s) texto(s) em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autoriza(m), ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva do(s) autor(es).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.