Saberes pedagógicos: desafios docentes do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11091

Palavras-chave:

Saberes pedagógicos, Prática docente, Formação inicial e continuada.

Resumo

A presente resenha propõe a apresentação do e-book “Saberes Pedagógicos: Perspectivas & Tendências”, organizado por Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato, publicado pelas Edições Hipótese no ano de 2018. A leitura crítica da obra destaca o diálogo entre os seis capítulos que refletem sobre os saberes pedagógicos explorados cotidianamente na prática docente, relacionando os contextos concretos e atuais, inquietações e problemáticas da profissão professor. Ainda, indo mais além das particularidades da prática docente, os autores desenvolvem reflexões críticas sobre a formação inicial e continuada de professores, relacionando seus aspectos relevantes, emblemáticos e os impactos no exercício dessa profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Monteiro, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (Ufscar-So)

Luana Monteiro, mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (UFSCAR-So), especialista em Alfabetização e Letramento pela Facesp,  graduada  em Letras e Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Jacarezinho-PR e  Pedagogia pela Faculdade Alvorada Plus.  Atua como professora de Língua Portuguesa do quadro efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e Professora de Ensino Médio e Técnico nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa na área de formação continuada de professores, com o objetivo de investigar as possibilidades  de práticas de formação continuada na perspectiva dos saberes docentes.

Referências

SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (org.). Saberes pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. 97p.

Downloads

Publicado

16/01/2018

Como Citar

MONTEIRO, L. Saberes pedagógicos: desafios docentes do século XXI. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 125–129, 2018. DOI: 10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11091. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11091. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)