Relatos de experiências de ex-estudantes de português língua estrangeira: a coconstrução do conhecimento por meio da pesquisa narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i1.12599

Palavras-chave:

Português língua estrangeira, Pesquisa narrativa, Experiência.

Resumo

Este trabalho mapeou a experiência de três ex-alunos universitários de português língua estrangeira, graduados pela Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Nacional de Assunção, Paraguai, que, no momento da pesquisa, estavam cursando Pós-Graduação no Brasil. Suas experiências foram analisadas em dois planos: o processo de aprendizagem no Paraguai e o processo de consolidação da língua, no Brasil. O corpus foi constituído por narrativas de aprendizagem recolhidas por meio de entrevistas com a utilização da Pesquisa Narrativa como meio e método de trabalho. Os dados foram codificados e analisados em cruzamento com o conceito de Espaço Tridimensional. Os resultados apontam para a insuficiência da carga horária; para a necessidade de desenvolvimento da autonomia dos estudantes e de materiais que ampliem as oportunidades de estudo fora da sala de aula, com o uso das novas tecnologias e para a necessidade de maior contato dos estudantes com falantes nativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Wexell-Machado, Universidade Autónoma de Assunção (UAA). Assunção

Professor de português língua estrangeira e da formação de professores em PLE na Universidade Nacional de Assunção e Pesquisador e Coordenados do Grupo de Pesquisa em Linguagem, educação e tecnologia - Prodesse - da Universidade Autônoma de Assunção.

Formação em Letras pela Uni-FMU, especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela UFMG, em Ensino de Espanhol Lengua Extranjera pela Universidade de Alcalá, Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e doutorado em Educação pela Universidade Autónoma de Assunção.

Lilian Alcaraz, Universidade Autónoma de Assunção (UAA). Assunção

Formada em Letras, Português, pela Universidade Nacional de Assunção.

Irma Benítez, Universidade Autónoma de Assunção (UAA). Assunção

Formada em Letras, Português, pela Universidade Nacional de Assunção. Pesquisadora participante do Grupo de Investigação em Educação, Linguagem e Tecnologia da Universidade Autónoma de Assunção

Referências

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e história qualitativa. Uberlândia: EDUFU - tradução: Grupo de Pesquisa narrativa e Educação de professores ILEEL/UFU. 2da. Edição, 2015.

CUNHA, R. C. da. A pesquisa narrativa: uma estratégia sobre o ser professor. Teresina: Programa de Mestrado em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), 2009.

DEWEY, J. Experience and Education. New York: Collier Books, 1938.

WEXELL-MACHADO, L. E.; MATTAR, J. Aprendizagem Tangencial: Revisão de Literatura sobre os Usos Contemporâneos do Conceito. Rio de Janeiro: Revista EducaOnline, Vol. 11, n. 1 - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/yxgw9sgc

WEXELL-MACHADO, L. E.; ALCARAZ, L.; BENITEZ, I. Narrativas de Aprendizagem de ex-estudantes de português como língua estrangeira, Mendeley Data, v. 2, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17632/f5yy59xpgy.1

Downloads

Publicado

30/04/2019

Como Citar

WEXELL-MACHADO, L. E.; ALCARAZ, L.; BENÍTEZ, I. Relatos de experiências de ex-estudantes de português língua estrangeira: a coconstrução do conhecimento por meio da pesquisa narrativa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 1, p. 39–56, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i1.12599. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12599. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos