As percepções de professores de língua inglesa em formação sobre estratégias aplicadas ao ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i1.12794

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Língua inglesa, Estratégias, Metacognição, Professores em formação.

Resumo

O conhecimento sobre o uso de estratégias de aprendizagem é essencial para capacitar estudantes e futuros professores de línguas como mais reflexivos, autônomos e corresponsáveis pelo seu aprendizado. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever a percepção de professores de língua inglesa em formação sobre estratégias aplicadas ao ensino e aprendizagem de línguas. Participaram desta pesquisa 30 alunos da disciplina de Prática de Ensino em Língua Inglesa do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês. A coleta de dados consistiu na aplicação de um Questionário Metacognitivo acerca do uso de estratégias para ensino e aprendizagem de língua inglesa. Os resultados foram analisados qualitativamente e mostram que os participantes detêm uma ampla consciência sobre seu aprendizado e sobre o uso de estratégias. Mais ainda, os resultados apontam uma concepção positiva quanto ao uso das estratégias e uma base teórica para repassar esse conhecimento aos seus futuros alunos na carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Vanessa Achy de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, Curitiba – PR

Professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas.

Andressa Brawerman-Albini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, Curitiba – PR

Professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas.

Referências

AEBERSOLD, J.; FIELD, M. From reader to reading teacher. Nova Iorque: CUP, 1997.

ALMEIDA, F. University students’ perception of their reading behavior in EFL. 2010, f. 177. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Inglês). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2010.

ANDERSON, J. Cognitive psychology and its implications. Nova Iorque: Worth Publishers, 2015

CARRELL, P. Can strategies be successfully taught? Australian Review of Applied Linguistics, 21, (1), 1-20, 1998. Disponível em http://www.jalt-publications.org/tlt/files/98/mar/carrell.html. Acesso em 20-fev-2018.

DAVIES, F. Introducing reading. Londres: Penguin Books, 1995.

FARRELL, T. Planejamento de Atividades de Leitura para Aulas de Idiomas. São Paulo: SBS Editora, 2003.

FREEMAN, A Framework for Teacher Learning and Development. TESOL Symposium on English Teacher Development in EFL Contexts, Shantou University, Guangdong Province, China, 2006. Disponível em http://www.tesol.org/docs/default-source/new-resource-library/symposium-on-english-teacher-development-in-efl-5.pdf?sfvrsn=0. Acesso em: 10 dez 2017.

GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Linguistica Aplicada. In: FREIRE, Maximina M.; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; BARCELOS, Ana Maria Ferreira. (Org.). Linguística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas e São Paulo: Pontes Editores e ALAB, v. 1, p. 183-201, 2005.

GOH, C. Learner Strategies. In: BURNS, A.; RICHARDS, J.C. (Orgs.). The Cambridge guide to pedagogy and practice in second language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

JOHNSON, K. Second language teacher education: A sociocultural perspective. New York: Routledge, (2009).

JOHNSON, K.; DELLAGNELO, A. L2/FL Teacher Education: Bridging the Complexities of Teaching and Learning Teaching. Ilha do Desterro, Florianópolis v. 68, nº1, p. 011-016, jan/abr, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n1p11. Acesso em: 15 jun. 2017.

SCHMIDT, R. Attention, Awareness, and Individual Differences in Language Learning. Disponível em: http://nflrc.hawaii.edu/PDFs/SCHMIDT%20Attention%2C%20awareness %2C%20and%20individual%20differences.pdf. Acesso em: 31 ago 2011.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

UR, P. A course in English language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

Downloads

Publicado

30/04/2019

Como Citar

ALMEIDA, F. V. A. de; BRAWERMAN-ALBINI, A. As percepções de professores de língua inglesa em formação sobre estratégias aplicadas ao ensino e aprendizagem. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 1, p. 178–194, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i1.12794. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12794. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier