Publicidade como plataforma para jogo de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14854

Palavras-chave:

Anúncios, Jogo de linguagem, Onomatopeia, Homônimos, Palavras inéditas

Resumo

O presente estudo se dedica ao  jogo de linguagem como um fenômeno publicitário de ampla difusão. Com referência à análise contextual do jogo de linguagem na publicidade, o artigo considera o alcance dos principais objetivos da publicidade (atrair consumidores potenciais e influenciar seu comportamento de compra) por meio de vários meios da linguagem criativa. O artigo discute e analisa diferentes tipos de jogos de linguagem baseados em meios fonéticos, lexicais e gramaticais da língua russa. Enfatizam-se os casos do jogo de linguagem com o uso de onomatopeias, homônimos e palavras nonce. As características específicas do fenômeno linguístico na publicidade são ilustradas com exemplos apropriados. Conhecidamente, a publicidade possibilita o jogo de linguagem e, em certos casos, é  ambiente ideal para sua implementação. Considerando o jogo de linguagem como parte integrante do discurso publicitário, os autores do artigo tiram conclusões sobre a semelhança do objetivo comunicativo no jogo de linguagem e na publicidade. Além da contribuição para a teoria da publicidade do ponto de vista da linguística moderna,  e para o desenvolvimento da teoria dos jogos de linguagem,  os resultados do estudo exploram as possibilidades criativas da linguagem, incluídos na publicidade.

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Biografia do Autor

Chen Nianzu, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Assistant at the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication.

Juliya Victorovna Ageeva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication. Doctorate in Philology Sciences.

Li Yi, Xi’an International Studies University (XISU), Xi’an

Assistant at the Institute of Russian Language. Doctorate in Philology Sciences.

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Publicado

28/02/2021

Como Citar

NIANZU, C.; AGEEVA, J. V.; YI, L. Publicidade como plataforma para jogo de línguas. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. Esp1, p. 12–21, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iEsp1.14854. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14854. Acesso em: 12 abr. 2021.