O ensino de fonética nos termos de educação orientada étnica de aulas de "Russo como língua estrangeira"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14880

Palavras-chave:

Educação de orientação étnica, Russo como língua estrangeira, Fonética, Pronúncia dialetal, Interferência

Resumo

O artigo levanta a questão do ensino da fonética da língua russa em aulas de “Russo como Língua Estrangeira” (referido como “RFL”) para um grupo individual de estudantes da língua. Este estudo insere-se na categoria de pesquisas que se dedicam à análise de diferentes abordagens do ensino de línguas estrangeiras de orientação étnica. Em particular, erros típicos de estudantes chineses cometidos em aulas de fonética russa são analisados. Eles existem não apenas devido à interferência de duas línguas não relacionadas (chinês e russo), mas também devido às características dos dialetos chineses de vários alunos. A principal análise da pesquisa atual é o método comparativo de análise de línguas não relacionadas, que é definido para descrever características dos sistemas fonológicos das línguas russa e chinesa, bem como para descobrir erros de articulação típicos. Este artigo define a classificação dos erros de pronúncia típicos de todos os estudantes chineses, que é dividida pelos autores do artigo em dois tipos: interferência e erros de dialeto. Os autores concluem que a abordagem étnica orientada para o ensino da fonética da língua russa é bastante produtiva, pois cria a possibilidade de analisar erros fonéticos e momentos problemáticos para os alunos que estudam língua estrangeira, comparando-os com as características articulatórias e prosódicas específicas da sua língua nativa. A estrutura do presente artigo e a classificação dada de erros típicos podem ser bastante úteis para os professores das aulas de “RFL” em suas práticas pedagógicas durante a preparação das aulas com alunos chineses, e pode atrair a atenção de especialistas que estão desenvolvendo a fonética russa cursos e criação de manuais baseados em abordagens étnicas.

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Biografia do Autor

Tatiana Aleksandrovna Gimranova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication and Lecturer at the Faculty of Russian Language at the Higher School of European Languages, Literatures and Cultures of the Beijing International Studies University. PhD in Philology.

Elena Ivanovna Kolosova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication. PhD in Philology.

Lutsa Rada Aleksandrovna, Sichuan International Studies University (SISU), Sichuan

Senior Lecturer of the Department of Russian Language.

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Publicado

28/02/2021

Como Citar

GIMRANOVA, T. A.; KOLOSOVA, E. I.; ALEKSANDROVNA, L. R. O ensino de fonética nos termos de educação orientada étnica de aulas de "Russo como língua estrangeira". Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. Esp1, p. 135–143, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iEsp1.14880. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14880. Acesso em: 25 nov. 2024.