Abordagem orientada étnica ao exame do modo imperativo no ensino do Russo como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14872

Palavras-chave:

Gramática, Modo imperativo, Abordagem étnica, Língua chinesa, Russo como língua estrangeira

Resumo

Este artigo examina problemas de ensino da gramática da língua russa em aulas de “Russo como Língua Estrangeira” (referido como “RFL”) para alunos do contingente chinês. Os alunos, enquanto aprendem a gramática russa, encontram uma série de desafios, um dos quais é a tentativa de transferir seu conhecimento da língua nativa para a aprendizagem de uma língua estrangeira. Uma vez que as categorias gramaticais de diferentes línguas não são idênticas, a consciência do aluno tenta sobrepor uma língua à outra (fenômeno de interferência), o que por sua vez impede a aprendizagem adequada de determinada categoria gramatical da língua escolhida. Sem dúvida, focar em tais casos e ter em mente possíveis erros desse tipo enquanto aprende uma determinada categoria gramatical com foco em recursos da língua nativa dos alunos cria uma compreensão mais profunda da estrutura do idioma russo e evita casos de interferência. O presente artigo é relevante para o número de estudos relacionados ao exame de abordagens para a educação de orientação étnica de línguas estrangeiras. Uma análise detalhada dos métodos de expressão de incentivo na língua russa em comparação com os da língua chinesa é considerada altamente relevante. Os autores do presente estudo chegaram à conclusão de que a introdução ao modo imperativo russo e sua manifestação na linguagem e na fala podem ser apresentados com interesse a partir da posição de abordagem orientada para o ensino de classes "RFL" combinando aspectos gramaticais do aprendizado de línguas com um enfoque culturológico. A estrutura deste artigo e o material ilustrativo coletado podem ser úteis para os professores “RFL” em sua prática pedagógica na preparação e condução de aulas com alunos chineses, bem como na preparação de cursos de formação de gramática da língua russa e na criação de materiais auxiliares de ensino com base na abordagem de orientação étnica.

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Biografia do Autor

Elena Ivanovna Kolosova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication. PhD in Philology.

Tatiana Aleksandrovna Gimranova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication. Lecturer at the Faculty of Russian Language at the Higher School of European Languages, Literatures and Cultures of the Beijing International Studies University. PhD in Philology.

Zhongyi Zheng, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Assistant at the Department of Contrastive Linguistics, Institute of Philology and Intercultural Communication.

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Publicado

28/02/2021

Como Citar

KOLOSOVA, E. I.; GIMRANOVA, T. A.; ZHENG, Z. Abordagem orientada étnica ao exame do modo imperativo no ensino do Russo como língua estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. Esp1, p. 55–65, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iEsp1.14872. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14872. Acesso em: 22 dez. 2024.