Suspensão Temporária de Submissões
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Saiba mais sobre Suspensão Temporária de SubmissõesEsta revista coleta informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies. Para mais informações, leia nossa política de privacidade.
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Saiba mais Saiba mais sobre Suspensão Temporária de SubmissõesPeríodo para as submissões: 10/12/2023
Organizadoras:
Cibele Cecilio Rozenfeld (UNESP-Araraquara)
Heloísa Brito de Albuquerque Costa (USP)
Isadora Valencise Gregolin (UFSCar)
Mônica Ferreira Mayrink (USP)
Rosâangela Dantas de Oliveira (UNIFESP)
A necessidade de instauração do Ensino Remoto Emergencial devido à pandemia de COVID-19, durante os anos 2020 e 2021, exigiu que docentes e discentes passassem a fazer uso compulsoriamente das TDIC para manutenção das atividades escolares. Tal fato descortinou, por um lado, um despreparo de docentes para o manejo de ferramentas e a adaptação didático-pedagógica ao novo formato e, por outro, as graves consequências da desigualdade social que marcam nossa sociedade.
Ainda assim, é inegável que essa experiência fez avançar alguns aspectos da relação entre tecnologia e ensino. No entanto, com o fim da pandemia, e para além dela, no contexto do ensino e aprendizagem de línguas, ainda é evidente a urgência de um maior aprofundamento teórico-metodológico que permita construir caminhos para o desenvolvimento de práticas inovadoras.
Nesse sentido, convidamos a todos os interessados a para contribuir para o dossiê "Tecnologias e metodologias para o ensino de línguas: percursos práticos e reflexivos". Este número temático pretende reunir trabalhos que discorram sobre diversas perspectivas teóricas e metodológicas, abordando temas relacionados ao diálogo entre tecnologias e metodologias em diferentes contextos de ensino de línguas estrangeiras.
Serão aceitos textos resultantes de pesquisas, projetos ou experiências que abordem as seguintes temáticas:
Metodologias ativas e tecnologias no ensino de língua estrangeira;
Reflexões teóricas (e críticas) relacionadas a abordagens contemporâneas de ensino de línguas estrangeiras que envolvam o uso de tecnologias digitais;
Multiletramentos no ensino de línguas estrangeiras;
Formação de professores e lLetramento digital.;
Prazo de publicação: 30/06/2024
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de trabalhos da Revista Entrelínguas para o Dossiê: "Tecnologias e metodologias para o ensino de línguas: percursos práticos e reflexivos".
Período para as submissões: 1/06 a 31/08 de 2023. PRORROGADO PARA 15/10/2023.
Organizadores:
Profa. Dra. María Rocío Alonso Rey – Docente do Departamento de Filología Moderna,
Facultad de Filología – USAL, Salamanca
Profa. Dra. Nildicéia Aparecida Rocha – Docente do Departamento de Letras Modernas e Pós-
Graduação em Linguística e Língua Portuguesa – UNESP, FCL, Araraquara
Ementa: O dossiê tem como objetivo reunir estudos e investigações, seja no formato de artigo,
resenha crítica, relato de experiências e entrevista, de pesquisadores nacionais e
internacionais relacionados com o ensino e aprendizagem de Português e Espanhol como
línguas estrangeiras.
Nessa perspectiva, serão aceitos textos resultantes de pesquisas, projetos ou experiências
que abordem:
- as identidades de professor e aluno no contexto de ensino PLE e ELE
- os recursos de ensino e aprendizagem na proximidade de espanhol e português
- o conceito de cânone literário no espaço CPLP e a sua produtividade em contextos de
ensino/aprendizagem
- a literatura como instrumento de aperfeiçoamento linguístico e contraponto de paradigmas
culturais em sala de aula
- o trabalho em sala de aula e a descrição de processos enunciativos em PLE ou ELE
- o uso das TIC no ensino
- abordagens emergentes no ensino de PLE e ELE
Ao submeter, no campo "Comentários para o Editor", informar que o artigo é para o Dossiê.
Para submissão, os artigos deverão estar no template disponiveis nos link abaixo:
Template/Declaração/Credit authors em português: Download aqui
Template/Declaração/Credit authors in english: Download here
Template/Declaração/Credit authors en spañol: Download aquí
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA DE TRABALHOS DA REVISTA ENTRELÍNGUAS (UNESP.BR) PARA O DOSSIÊ: Ensino e aprendizagem de português e espanhol como línguas estrangeiras: interfaces” 2023-2024
Chamada de trabalhos da Revista EntreLínguas (unesp.br) para o Dossiê: "Português Língua Não Materna: ações e reflexões em debate”
Período para as submissões: 15/06 a 15/08 de 2021 - PRORROGADO PARA 30/08/2021 - Encerrado em 31/08/2021
Organizadores:
Profa. Dra. Rosangela Sanches da Silveira Gileno – Docente do Departamento de Educação e Pós-Graduação em Educação Escolar – UNESP, FCL, Araraquara
Profa. Dra. Nildicéia Aparecida Rocha – Docente do Departamento de Letras Modernas e Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa – UNESP, FCL, Araraquara
Ementa: O dossiê tem como objetivo reunir estudos e investigações, seja no formato de artigo, resenha crítica, relato de experiências e entrevista, de pesquisadores nacionais e internacionais relacionados à área de Português Língua Não Materna e suas interfaces, Português Língua Estrangeira (PLE), Português Língua Segunda (PL2), Português como Língua Adicional (PLA), Português como Língua de Acolhimento (PLAc), Português como Língua de Herança (PLH) e Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).
Nessa perspectiva, serão aceitos textos resultantes de pesquisas, projetos ou experiências que abordem:
1-Ensino e aprendizagem de PLNM nos diversos contextos;
2- Ensino de PLNM mediado por tecnologias digitais;
3- Análise, elaboração e editoração de materiais didáticos em PLNM;
4- Políticas linguísticas em PLNM no Brasil e no mundo;
5- Teorias linguísticas e práticas pedagógicas no(s) processo(s) de ensino e/ou de aprendizagem de PLNM;
6- Formação de professores de PLNM em contextos diversos;
7- Questões culturais, interculturais e transculturais em PLNM;
8- Práticas avaliativas em Português como Língua não Materna e questões do Celpe-Bras;
9- Literatura(s) no ensino de PLNM.
Para os trabalhos serem submetidos, os autores deverão seguir as diretrizes da Revista EntreLínguas: Submissões | Revista EntreLínguas (unesp.br).
Os autores deverão escrever no campo “comentários ao Editor” que o artigo é para o dossiê "Português Língua Não Materna: ações e reflexões em debate”
Após o envio pelo site da revista, os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica de pesquisadores especialistas na área.
16/06/2021
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de trabalhos para o Dossiê: "Português Língua Não Materna: ações e reflexões em debate”A Revista EntreLínguas, neste quadriênio, a partir de 2021, torna-se um periódico de Publicação Contínua. É um marco para a Revista Entrelínguas, uma vez que a Publicação Contínua é uma referência internacional que oferece maior visibilidade dos artigos aprovados sem a espera de agendamento para uma edição. Assim, conforme os artigos são avaliados, e aprovados por pareceristas e editores, o manuscrito passa para o processamento editorial para publicação. A Publicação é uma edição anual, com volume e número único, e recebem o e-location, além das indexações e validação do DOI. Essa periodicidade refere-se ao ano (dos meses de janeiro a dezembro). Suas Edições Especiais são confeccionadas sob demanda, quando aprovadas pelos mesmos critérios que regem sua política de avaliação conforme políticas editoriais e normas de submissão.
Saiba mais Saiba mais sobre Revista Entrelínguas - Publicação Cont´ínua a partir de 2021