Chamada de trabalhos para o Dossiê: "Português Língua Não Materna: ações e reflexões em debate”

16/06/2021

Chamada de trabalhos da Revista EntreLínguas (unesp.br) para o Dossiê: "Português Língua Não Materna: ações e reflexões em debate”

Período para as submissões: 15/06 a 15/08 de 2021

Organizadores:

Profa. Dra. Rosangela Sanches da Silveira Gileno – Docente do Departamento de Educação e Pós-Graduação em Educação Escolar – UNESP, FCL, Araraquara

Profa. Dra. Nildicéia Aparecida Rocha – Docente do Departamento de Letras Modernas e Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa – UNESP, FCL, Araraquara

 

Ementa: O dossiê tem como objetivo reunir estudos e investigações, seja no formato de artigo, resenha crítica, relato de experiências e entrevista, de pesquisadores nacionais e internacionais relacionados à área de Português Língua Não Materna e suas interfaces, Português Língua Estrangeira (PLE), Português Língua Segunda (PL2), Português como Língua Adicional (PLA), Português como Língua de Acolhimento (PLAc), Português como Língua de Herança (PLH) e Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).

Nessa perspectiva, serão aceitos textos resultantes de pesquisas, projetos ou experiências que abordem:

 1-Ensino e aprendizagem de PLNM nos diversos contextos;

2- Ensino de PLNM mediado por tecnologias digitais;

3- Análise, elaboração e editoração de materiais didáticos em PLNM;

4- Políticas linguísticas em PLNM no Brasil e no mundo;

5- Teorias linguísticas e práticas pedagógicas no(s) processo(s) de ensino e/ou de aprendizagem de PLNM;

6- Formação de professores de PLNM em contextos diversos;

7- Questões culturais, interculturais e transculturais em PLNM;

8- Práticas avaliativas em Português como Língua não Materna e questões do Celpe-Bras;

9- Literatura(s) no ensino de PLNM.

Para os trabalhos serem submetidos, os autores deverão seguir as diretrizes da Revista EntreLínguas: Submissões | Revista EntreLínguas (unesp.br).

Os autores deverão escrever no campo “comentários ao Editor” que o artigo é para o dossiê "Português Língua Não Materna: ações e reflexões em debate”

Após o envio pelo site da revista, os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica de pesquisadores especialistas na área.

16/06/2021