Avisos

  • Chamada de trabalhos da Revista Entrelínguas para o Dossiê: "Tecnologias e metodologias para o ensino de línguas: percursos práticos e reflexivos".

    20/10/2023

    Período para as submissões: 10/12/2023

    Organizadoras:

    Cibele Cecilio Rozenfeld (UNESP-Araraquara)

    Heloísa Brito de Albuquerque Costa (USP)

    Isadora Valencise Gregolin (UFSCar)

    Mônica Ferreira Mayrink (USP)

    Rosâangela Dantas de Oliveira (UNIFESP)

     

    A necessidade de instauração do Ensino Remoto Emergencial devido à pandemia de COVID-19, durante os anos 2020 e 2021, exigiu que docentes e discentes passassem a fazer uso compulsoriamente das TDIC para manutenção das atividades escolares. Tal fato descortinou, por um lado, um despreparo de docentes para o manejo de ferramentas e a adaptação didático-pedagógica ao novo formato e, por outro, as graves consequências da desigualdade social que marcam nossa sociedade.

    Ainda assim, é inegável que essa experiência fez avançar alguns aspectos da relação entre tecnologia e ensino. No entanto, com o fim da pandemia, e para além dela, no contexto do ensino e aprendizagem de línguas, ainda é evidente a urgência de um maior aprofundamento teórico-metodológico que permita construir caminhos para o desenvolvimento de práticas inovadoras.

    Nesse sentido,  convidamos a todos os interessados a para contribuir para o dossiê "Tecnologias e metodologias para o ensino de línguas: percursos práticos e reflexivos". Este número temático pretende reunir trabalhos que discorram sobre diversas perspectivas teóricas e metodológicas, abordando  temas relacionados ao diálogo entre tecnologias e metodologias em diferentes contextos de ensino de línguas estrangeiras.  

    Serão aceitos textos resultantes de pesquisas, projetos ou experiências que abordem as seguintes temáticas: 

    • Metodologias ativas e tecnologias no ensino de língua estrangeira;

    • Reflexões teóricas (e críticas) relacionadas a abordagens contemporâneas de ensino de línguas estrangeiras que envolvam o uso de tecnologias digitais;

    • Multiletramentos no ensino de línguas estrangeiras;

    • Formação de professores e lLetramento digital.;

     

    Prazo de publicação: 30/06/2024

    Leer más acerca de Chamada de trabalhos da Revista Entrelínguas para o Dossiê: "Tecnologias e metodologias para o ensino de línguas: percursos práticos e reflexivos".
  • CHAMADA DE TRABALHOS DA REVISTA ENTRELÍNGUAS (UNESP.BR)  PARA O DOSSIÊ: Ensino e aprendizagem de português e espanhol como línguas estrangeiras: interfaces” 2023-2024

    31/07/2023

     

    Período para as submissões: 1/06 a 31/08 de 2023. PRORROGADO PARA 15/10/2023. 

    Organizadores:
    Profa. Dra. María Rocío Alonso Rey – Docente do Departamento de Filología Moderna,
    Facultad de Filología – USAL, Salamanca
    Profa. Dra. Nildicéia Aparecida Rocha – Docente do Departamento de Letras Modernas e Pós-
    Graduação em Linguística e Língua Portuguesa – UNESP, FCL, Araraquara

    Ementa: O dossiê tem como objetivo reunir estudos e investigações, seja no formato de artigo,
    resenha crítica, relato de experiências e entrevista, de pesquisadores nacionais e
    internacionais relacionados com o ensino e aprendizagem de Português e Espanhol como
    línguas estrangeiras.

    Nessa perspectiva, serão aceitos textos resultantes de pesquisas, projetos ou experiências
    que abordem:
    - as identidades de professor e aluno no contexto de ensino PLE e ELE
    - os recursos de ensino e aprendizagem na proximidade de espanhol e português
    - o conceito de cânone literário no espaço CPLP e a sua produtividade em contextos de
    ensino/aprendizagem
    - a literatura como instrumento de aperfeiçoamento linguístico e contraponto de paradigmas
    culturais em sala de aula
    - o trabalho em sala de aula e a descrição de processos enunciativos em PLE ou ELE
    - o uso das TIC no ensino
    - abordagens emergentes no ensino de PLE e ELE

     

    Ao submeter, no campo "Comentários para o Editor", informar que o artigo é para o Dossiê.

     

    Para submissão, os artigos deverão estar no template disponiveis nos link abaixo:

     

    Template/Declaração/Credit authors em português: Download aqui

    Template/Declaração/Credit authors in english: Download here

    Template/Declaração/Credit authors en spañol: Download aquí

     

     

    Leer más acerca de CHAMADA DE TRABALHOS DA REVISTA ENTRELÍNGUAS (UNESP.BR)  PARA O DOSSIÊ: Ensino e aprendizagem de português e espanhol como línguas estrangeiras: interfaces” 2023-2024
  • Chamada de trabalhos para o Dossiê: "Português Língua Não Materna: ações e reflexões em debate”

    16/06/2021

    Chamada de trabalhos da Revista EntreLínguas (unesp.br) para o Dossiê: "Português Língua Não Materna: ações e reflexões em debate”

    Período para as submissões: 15/06 a 15/08 de 2021 - PRORROGADO PARA 30/08/2021 - Encerrado em 31/08/2021

    Organizadores:

    Profa. Dra. Rosangela Sanches da Silveira Gileno – Docente do Departamento de Educação e Pós-Graduação em Educação Escolar – UNESP, FCL, Araraquara

    Profa. Dra. Nildicéia Aparecida Rocha – Docente do Departamento de Letras Modernas e Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa – UNESP, FCL, Araraquara

     

    Ementa: O dossiê tem como objetivo reunir estudos e investigações, seja no formato de artigo, resenha crítica, relato de experiências e entrevista, de pesquisadores nacionais e internacionais relacionados à área de Português Língua Não Materna e suas interfaces, Português Língua Estrangeira (PLE), Português Língua Segunda (PL2), Português como Língua Adicional (PLA), Português como Língua de Acolhimento (PLAc), Português como Língua de Herança (PLH) e Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).

    Nessa perspectiva, serão aceitos textos resultantes de pesquisas, projetos ou experiências que abordem:

     1-Ensino e aprendizagem de PLNM nos diversos contextos;

    2- Ensino de PLNM mediado por tecnologias digitais;

    3- Análise, elaboração e editoração de materiais didáticos em PLNM;

    4- Políticas linguísticas em PLNM no Brasil e no mundo;

    5- Teorias linguísticas e práticas pedagógicas no(s) processo(s) de ensino e/ou de aprendizagem de PLNM;

    6- Formação de professores de PLNM em contextos diversos;

    7- Questões culturais, interculturais e transculturais em PLNM;

    8- Práticas avaliativas em Português como Língua não Materna e questões do Celpe-Bras;

    9- Literatura(s) no ensino de PLNM.

    Para os trabalhos serem submetidos, os autores deverão seguir as diretrizes da Revista EntreLínguas: Submissões | Revista EntreLínguas (unesp.br).

    Os autores deverão escrever no campo “comentários ao Editor” que o artigo é para o dossiê "Português Língua Não Materna: ações e reflexões em debate”

    Após o envio pelo site da revista, os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica de pesquisadores especialistas na área.

    16/06/2021

    Leer más acerca de Chamada de trabalhos para o Dossiê: "Português Língua Não Materna: ações e reflexões em debate”
  • Revista Entrelínguas - Publicação Cont´ínua a partir de 2021

    01/06/2021

    A Revista EntreLínguas, neste quadriênio, a partir de 2021, torna-se um periódico de Publicação Contínua. É um marco para a Revista Entrelínguas, uma vez que a Publicação Contínua é uma referência internacional que oferece maior visibilidade dos artigos aprovados sem a espera de agendamento para uma edição. Assim, conforme os artigos são avaliados, e aprovados por pareceristas e editores, o manuscrito passa para o processamento editorial para publicação. A Publicação é uma edição anual, com volume e número único, e recebem o e-location, além das indexações e validação do DOI. Essa periodicidade refere-se ao ano (dos meses de janeiro a dezembro). Suas Edições Especiais são confeccionadas sob demanda, quando aprovadas pelos mesmos critérios que regem sua política de avaliação conforme políticas editoriais e normas de submissão.

    Leer más acerca de Revista Entrelínguas - Publicação Cont´ínua a partir de 2021