Sobre a Revista

Foco e Escopo

Publicar artigos, resenhas críticas, relatos de experiências inéditos e entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais relacionados ao Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas(LEM), em todos os níveis de educação, abarcando:

Aquisição/aprendizagem de L2 e LE em diversos contextos;

Contribuições da formação de professores para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras modernas;

Currículo nacional e internacional de formação de professores de LE para a educação linguística;

Estratégias de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas;

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e as Tecnologias Digitais 

da Informação e Comunicação (TDICs) como recursos pedagógicos ao ensino de línguas;

Aquisição da língua em comunidades bilíngues;

Os aspectos morfossintáticos e léxicais no ensino e aprendizagem de LEM;

Abordagens de ensino de línguas estrangeiras: conteúdo, métodos e práticas docentes.

Linguagens culturais e diversidades linguisticas;

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A pertinência para publicação será avaliada pela Equipe Editorial e por pareceristas ad hoc, no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, ao conteúdo e à qualidade das contribuições. A avaliação poderá considerar o texto aprovado, aprovado com a devida alteração indicada pelo parecerista ou recusado. Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação. No caso dos textos produzidos por autores convidados, o peer review será realizado pelos membros da Editoria Executiva  da revista.

Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados em duas rodadas de avaliação. A primeira por membros do Conselho Editorial Científico e a segunda por pareceristas convidados ad hoc. Na primeira, são avaliados os seguintes itens: formatação; normas ABNT; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito no template da Revista; resumos em inglês, espanhol e português; números de páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo.

Na segunda rodada de avaliação, o artigo é distribuído a pareceristas respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, sob os seguintes critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, dois meses.

No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.

No caso de solicitação de alterações, o artigo pode ser reencaminhado para nova avaliação. Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos ficam então disponíveis para publicação em ordem de protocolo.

Periodicidade

A Revista EntreLínguas, neste quadriênio, a partir de 2021, torna-se um periódico de Publicação Contínua. É um marco para a Revista Entrelínguas, uma vez que a Publicação Contínua é uma referência internacional que oferece maior visibilidade dos artigos aprovados sem a espera de agendamento para uma edição. Assim, conforme os artigos são avaliados, e aprovados por pareceristas e editores, o manuscrito passa para o processamento editorial para publicação. A Publicação é uma edição anual, com volume e número único, e recebem o e-location, além das indexações e validação do DOI. Essa periodicidade refere-se ao ano (dos meses de janeiro a dezembro). Suas Edições Especiais são confeccionadas sob demanda, quando aprovadas pelos mesmos critérios que regem sua política de avaliação conforme políticas editoriais e normas de submissão.


Até 2020, foi um periódico de publicação semestral apresentando suas Edições Regulares nos meses de junho e dezembro.

Política de Acesso Livre

A Revista EntreLínguas não cobra taxa de submissão para autores. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Não há cobrança para submissão, avaliação e demais taxas de processamentos.

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2017-2020) - A2

 

Critérios para organização de dossiê / Dossier criteria for organization

Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área distinta e especificada ao Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.

A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:

Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.

Diretrizes para autores e normas de submissão: <https://drive.google.com/file/d/1C6xwB5Rm09S-mzG0VtuboDfVws4Jqyxg/view>.

Modelo padrão/template do artigo para download: <https://drive.google.com/file/d/0Bxu3sUgQpHF-RjEySnRKUmpyRlU/view>.

 

Somente serão aceitos artigos com no máximo 3(três autores) mestrandos e doutorandos acompanhados por um professor doutor/orientador.

Os organizadores são responsáveis por enviar a Apresentação/Prefácio do Dossiê em Português, Espanhol e inglês. (A revista possui equipe externa de revisão e tradução para o espanhol e inglês; revisão em português, formatação e normalização).

Os artigos devem conter no máximo 15 páginas, incluindo as referências. As referências não poderão ultrapassar 1/3 da quantidade dos parágrafos do artigo. O resumo no máximo 150 palavras ou dez (10) linhas com cinco (05) palavras-chave separadas por ponto. Normas ABNT.

Os organizadores serão responsáveis por submeter todos os artigos na plataforma (obrigatório constar todos os dados dos autores, como telefone, e-mail individual, filiação institucional, departamento, país, ORCID, Link/URL do Lattes/CNPq). Ao submeter os artigos, devem submeter as declarações de originalidade e de autoria assinados e com o RG e CPD digitalizado e assinadas); Ao submeter os artigos, devem ter atenção de preencher corretamente o Título em caixa baixa, palavras-chave separadas por ponto, e as referências no campo próprio da plataforma SEER/OJS de submissão).

 

Nesta primeira etapa, os artigos completos não devem ser apresentados.

A proposta do dossiê deve obrigatoriamente conter:

 

1. Breve ementa do Dossiê.


2. Relevância da temática proposta para o campo da área da revista – Foco e Escopo.

3. Eixo temático do Dossiê: Deve ser observado o fato de que os trabalhos devem ter como eixo principal um tema bem definido proposto por um organizador.

4. Nome de cada artigo e autores - nomes completos e filiação institucional: os artigos devem ser de autoria de pesquisadores de instituições que não se repitam no mesmo dossiê (instituições diferentes).  O dossiê deve conter entre 8 (mínimo) e 12 (máximo) artigos. 

5. Responsável (eis) pelo Dossiê - nome, instituição e e-mail. O dossiê pode ser proposto por até três pessoas, sendo que, no mínimo, um deles devem ter o título de Doutorado. Cabe ao responsável enviar a proposta do Dossiê também para o e-mail da revista. 

Após a primeira fase, caso seja aprovada a proposta de dossiê, os artigos completos que compõem o dossiê devem ser inseridos na plataforma online da revista e  entrarão em avaliação por pareceristas, seguindo o procedimento usual da revista, ou seja, duplo-cego, no mínimo. O(s) organizador(es) será(ão) responsável(eis) pela execução de todo o trabalho e gestão dos artigos do dossiê.

É condição para a submissão dos artigos do dossiê para avaliação

1. Seguir as normas de publicações e padronização bibliográfica (referências e citações);

2. Que as submissões dos trabalhos que comporão o Dossiê sejam registradas diretamente no sistema, conforme orientações em: Submissão Online. Também deverá ser enviada copias dos artigos com e sem identificação por e-mail. Além de tudo, cada autor deve preencher os termos da "Declaração de Originalidade" constante no link: Declaração de Originalidade e Declaração de Autoria (e ordem dos autores)


A referida declaração deve ser enviada digitalizada com as respectivas assinaturas, cópias do RG e CPF para o e-mail da revista e ser anexada nos metadados no momento da submissão dos artigos.

Para que o trabalho seja identificado no sistema de submissão, no campo título do metadados ou no campo informações/comunicado para o editor, inicialmente ao título coloque a palavra Dossiê seguido (undeline) do primeiro nome do Responsável e o título de cada trabalho.
Exemplo:

 

Exemplo:

Dossiê_Responsável_Título:

Dossiês_Raquel_As diferenças de cada aluno no seu desenvolvimento acadêmico

 

Todos os artigos, apresentações serão obrigatoriamente revisados, editorados no processo final pela equipe interna e externa da revista.

 

Informações: revista.entrelinguas@gmail.com

 

 

 

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

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Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível no link abaixo.

The editors and members of both editorial and advisory boards of this Journal endorse the Code of Good Scientific Practice published by FAPESP in 2014.

It is recommended that all authors and reviewers read the document, available at the following link.

Link: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf>.

 

-------------------------------------------------------------

CORE - Promoting integrity in research and its publication. Link: <https://publicationethics.org/core-practices>.

 

Code of Conduct:  <https://publicationethics.org/resources/code-conduct>.

 

Our core practices:

<https://publicationethics.org/files/editable-bean/COPE_Core_Practices_0.pdf>.

Core practices are the policies and practices journals and publishers need to reach the highest standards
in publication ethics. We include cases with advice, guidance for day-to-day practice, education modules
and events on topical issues, to support journals and publishers fulfil their policies. (COPE, 2018, web)

 

Diretrizes White Paper CSE 2012 / White Paper on Publication Ethics

 

Português (tradução ABEC)

<https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf>

English

<https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/>

Download Template/Modelo Artigo

Faça o download do modelo/template Revista EntreLínguas <https://drive.google.com/file/d/1vuAJRw9ZwF3NR7BdoUnoa7hpA5Q3ezh2/view?usp=drive_web>

Modelo Declaração de Originalidade e de Autoria

Downloado do Modelo de declaração de originalidade e de autoria <https://drive.google.com/file/d/1LYr9nGnGrjzqDEu9uFsB_H3yQzB94Q2_/view?usp=drive_web>

Diretrizes White Paper CSE 2012 / White Paper on Publication Ethics

Português (tradução ABEC)

<https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf>

English

<https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/>

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

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Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível no link abaixo.

The editors and members of both editorial and advisory boards of this Journal endorse the Code of Good Scientific Practice published by FAPESP in 2014.

It is recommended that all authors and reviewers read the document, available at the following link.

Link: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf>.

 

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CORE - Promoting integrity in research and its publication. Link: <https://publicationethics.org/core-practices>.

 

Code of Conduct:  <https://publicationethics.org/resources/code-conduct>.

 

Our core practices:

<https://publicationethics.org/files/editable-bean/COPE_Core_Practices_0.pdf>.

Core practices are the policies and practices journals and publishers need to reach the highest standards
in publication ethics. We include cases with advice, guidance for day-to-day practice, education modules
and events on topical issues, to support journals and publishers fulfil their policies. (COPE, 2018, web)

Normas, diretrizes e critérios de avaliação

Acesse às Normas e Diretrizes para submissão à Revista EntreLínguas <https://drive.google.com/file/d/1TzknqTR8wZ3fFZSILxvV-X3aTEnpPpZu/view?usp=drive_web>

Retratações

O(s) autor(es) assumem a responsabildiade ao submeter na Revista EntreLínguas e, caso faça(m) a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.

Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.

Caso seja descoberto algum erro pela Rev. EntreLínguas ou por outrem (ao comunicar por e-mail), a revista terá um prazo de 30 até 180 dias para resolver, como artigos publicados em duplicidade, informações completas de autoria, má conduta ética por autores. O tempo dependerá da necessidade de avaliação, parecer e soluçõ

Sponsors

Agradecemos ao apoio das seguintes instâncias: 

 

Histórico do periódico

A Revista EntreLínguas, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, tem como histórico, publicar debates acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas(LEM) com o fito de promover o debate sobre os processos teórico-metodológicos do ensino de LEM. A revista opera com chamadas temáticas divulgadas pela Editoria Executiva em sua versão  online. São realizadas duas chamadas por ano simultaneamente com prazos de expiração diferenciados. Os textos são aceitos em português, espanhol ou em inglês.

Editores-chefes:

2015-2019 - Prof. Dr. Odair Luiz Nadim

2020-2024 - Profa. Dra. Rosangela Sanches da Silveira Gileno

 

Editor Adjunto Executivo - Assessoria Técnica, responsável pela gestão do periódico, editoração, gestão da equipe editorial, indexação e publicações:

Prof. Dr. José Anderson Santos Cruz - Editora Ibero-Americana de Educação