Uma experiência de intercâmbio linguístico virtual para o desenvolvimento da competência comunicativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15379

Palavras-chave:

Intercâmbio linguístico, Aprendizagem colaborativa, Competência comunicativa da LE, Expressão escrita, Revisão textual

Resumo

Neste artigo são apresentadas as características e os resultados de aprendizagem de um projeto universitário de interação virtual para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos de espanhol, língua estrangeira, da licenciatura de Marketing, Gestão e Contabilidade, da Escola de Tecnologia e Gestão de Guarda (Portugal) e dos estudantes de português, língua estrangeira, do curso de Traducción e Interpretación da Universidade de Granada (Espanha). Partindo do pressuposto que os intercâmbios linguísticos constituem um marco acelerador na aquisição de uma língua estrangeira e que a aprendizagem colaborativa fomenta a participação e motivação dos estudantes, desenvolveu-se uma proposta didática de intercâmbio linguístico interuniversitário virtual com o objetivo de conseguir uma aprendizagem efetiva através do recurso a atividades de expressão escrita e revisão textual.

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Biografia do Autor

Ana Maria Díaz Ferrero, Universidad de Granada (UGR), Granada – Espanha

Titular del Departamento de Traducción e Interpretación. España. Doctora en Filología Románica.

Isa Severino, Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Guarda – Portugal

Profesora Adjunta del Departamento de Línguas e Culturas. Doctora en Literatura Portuguesa.

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Publicado

19/01/2022

Como Citar

FERRERO, A. M. D.; SEVERINO , I. V. Uma experiência de intercâmbio linguístico virtual para o desenvolvimento da competência comunicativa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021138, 2022. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15379. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15379. Acesso em: 20 maio. 2022.