Estudantes chineses estudam o vocabulário de estilo científico da língua russa
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.5.16033Palavras-chave:
Russo, Ensino, China, Estilo científicoResumo
Este artigo investiga o ensino do estilo científico da fala para estudantes chineses. Do ponto de vista do ensino do estilo científico de discurso, a questão do ensino do chinês é atualmente controversa. Este estudo utiliza os seguintes métodos: pesquisa de literatura científica e diversos dados estatísticos; estudo de currículos elaborados para estudantes estrangeiros; análise das informações disponíveis sobre universidades que aceitam estudantes chineses. É preciso dizer que a prática docente atual traz novos problemas polêmicos. Ressalta-se que a formação da comunicação em língua estrangeira entre os alunos requer o desenvolvimento de um sistema unificado de ensino, que estaria voltado para as atividades práticas dos futuros profissionais. A interação interdisciplinar de professores e disciplinas gerais e especiais estreitamente relacionadas devem estar no centro do ensino de línguas estrangeiras.
Downloads
Referências
ATAJANOVA, B.T. Scientific text as a source of enrichment of professional speech. Vestnik pedagogiki: science and practice, n. 51, pp. 70-71, 2020.
BOGINYA, L.V., BOGINYA, L.V. Scientific style of speech: Introductory course. Poltave: UNSA, 2021.
BOLDYREVA, E.M. Methods and techniques of teaching Chinese students Russian colloquial speech. Yaroslavl Pedagogical Herald, n. 5(116), 2020.
HALILI-KVASOVA, S. V., SALEM, V. V. On the lexical minimum of RLI course (in the groups of students from the PRC studying in the first year of the Faculty of Philology). Minsk, 2020.
MELNIKOVA, A.A. Specificity of teaching various aspects of the language of foreign students. Language. Society. Medicine: collection of materials of the XIX Republican student conference. Grodno, pp. 331-332, 2020. Retrieved from: http://elib.grsmu.by/handle/files/23458
MOROZOVA, L.YU., PAKHALKOVA-SOICH, T.V. Vocationally-oriented linguodidactics: the formation of research competence of students studying Russian language. Issledovatel'skiy Zhurnal Russkogo Yazyka i Literatury, v. 8, n. 15, 2020.
MUSABEKOVA, N.Ch. Features Of Lexic And Grammatic Language Of The Special Language And Its Implementation By Chinese Students. World Science, v. 3, n. 1(53), pp. 34-39, 2020.
MUSABEKOVA, N.H. Peculiarities of the lexical and grammatical structure of the specialty language and its mastering by Chinese students. World Science, v. 3, n. 1(53), pp. 34-39, 2020.
NEMYKA, A. A., LIU, H. Modern Linguistic and cultural paradigm: basic stereotypes of Russian and Chinese students. Actual Questions Of Modern Philology: Theory, Practice, Perspectives Of Development, pp. 178-181, 2020.
NIKOLENKO, O.V. Scientific style of speech as a step to mastering a specialty. Problems of modernization of modern higher education: linguistic aspects, pp. 304-308, 2020.
PETROVA, N. E. Studying The Scientific Working Style In Russian As A Language. Journal of the Mazyr State Pedagogical University named after IP Shamyakin, n. 1, pp. 121-128, 2021.
PETROVA, S.M., SLEPTSOVA, A.I. Features of teaching Russian as a foreign language in the Chinese classroom. Bulletin of the North-Eastern Federal University. Series: Pedagogy. Psychology. Philosophy, v. 2, 18, 2020.
RYBANT, I.V. Difficulties of teaching scientific style of language in the teaching of Russian language to foreigners. Interdisciplinary Studies of modernity, pp. 280-284, 2021.
TLEKHURAI, M.K. Methodological aspects of the development of scientific speech of students of non-philological universities. Bulletin of the Maykop State Technological University, n. 2, 2020.
VYUGINA, S.V. Science Style of speech: an Actual approach. Prospects of development of higher education, pp. 349-352, 2020b.
VYUGINA, S.V. Science Style: Lexical Features. Proceedings of the International Symposium "Reliability and Quality", n. 1, pp. 201-203, 2020a.
ZEVALICH, O. E. Features of the translation of academic terminology of scientific text from Chinese into Russian (on the material of collections of scientific conferences): graduate bachelor's work in the field of training. Moscow, 2020.
ZHEREBILO, T.V. 2021. The model of teaching reading scientific style texts in a bilingual classroom (review). Refleksiya, n. 1, pp. 45-52, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.