O ensino do português como língua estrangeira no contexto das escolas públicas brasileiras

Perspectivas a partir da análise de estudos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18493

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação Básica, Ensino do Português, Refúgio, Revisão de Literatura

Resumo

O artigo fundamenta-se em pesquisas oficiais disponíveis a respeito da imigração de refúgio e, por meio delas, busca-se compreender os desafios existentes no processo de inclusão de crianças refugiadas nas escolas públicas no Brasil. Para essa compreensão, optou-se pela pesquisa em formato de revisão de literatura, que abrange teses e dissertações publicadas entre os anos 2010 e 2023. Os resultados das pesquisas demonstraram ausência de acesso integral dessas crianças, pois, de forma geral, as escolas ainda não se prepararam para acolhê-las na Educação Básica. Nota-se a urgência na implementação de ações formativas que subsidiem as práticas educativas envolvendo a educação desses alunos, possibilitando-lhes o aprendizado da língua portuguesa. Além disso, são necessárias pesquisas que considerem o processo de aprendizagem da língua portuguesa no contexto dos fluxos migratórios, direcionadas ao processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Fernanda Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Secretaria Municipal de Educação (SMERJ). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Janaína Moreira Pacheco de Souza , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da UERJ.

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Publicado

20/11/2023

Como Citar

SILVA DE OLIVEIRA, F.; MOREIRA PACHECO DE SOUZA , J. O ensino do português como língua estrangeira no contexto das escolas públicas brasileiras: Perspectivas a partir da análise de estudos acadêmicos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023022, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18493. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18493. Acesso em: 13 nov. 2024.