Animais, alimentação e classe social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.14077

Palavras-chave:

Relações humano-animal, Alimentação, Estratificação social

Resumo

Humanidade e animalidade são conceitos construídos de forma a criar uma determinada compreensão do que é ser humano. Apesar de o homem ser um animal é contudo, o único animal que cozinha e não o faz apenas para sua espécie. Os humanos se alimentam de animais e alimentam outros animais, sejam os de criação, engorda e venda, sejam aqueles eleitos para estima. Neste trabalho, proponho uma reflexão a partir da alimentação e forma corporal, sendo esses fatores determinantes, embora sujeitos à mobilidade social, da posição ocupada pelos animais humanos e não humanos na estrutura de classe.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Abonizio, UFMT Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT). Cuiabá MT

Doutora em Sociologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO- da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

05/01/2021

Como Citar

ABONIZIO, J. Animais, alimentação e classe social. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 25, n. 49, 2021. DOI: 10.52780/res.14077. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/14077. Acesso em: 8 jan. 2025.