Os adeptos do raulseixismo: uma reflexão sobre a idolatria e a conversão a partir dos discursos dos fãs de Raul Seixas
Palavras-chave:
Fã, Raul Seixas, Subjetividade, IdentidadeResumo
O cantor e compositor Raul Seixas tem um público grande e heterogêneo, do qual se destacam os raulseixistas. Estes não apenas admiram um cantor de rock, mas transformam suas vidas, estabelecem relações com seus pares, distanciam-se de outros e criam sociabilidades próprias, articulando-se no tecido social de uma forma específica. Para compreender a experiência de ser fã e o processo de identificação com o ídolo foram analisadas trezentas cartas sorteadas dentre as enviadas ao fã-clube que homenageia o cantor: Raul Rock Club. Os relatos encontrados nas cartas possibilitaram uma interpretação acerca da produção subjetiva baseada na relação com um outro – o ídolo – construído enquanto tal na relação entre admiradores e admirados, necessariamente assimétrica. Discutir sobre essa relação auxilia na reflexão sobre a produção de celebridades e a idolatria, fenômenos de dimensões e consequências bastante visíveis na contemporaneidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ABONIZIO, J. Os adeptos do raulseixismo: uma reflexão sobre a idolatria e a conversão a partir dos discursos dos fãs de Raul Seixas. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 30, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/3896. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.