Escolarização de elites na perspectiva das famílias

Autores

  • Julio Cesar Torres UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas – Departamento de Educação. São José do Rio Preto – SP – Brasil
  • Mário Luiz Pirani CUML – Centro Universitário Moura Lacerda. Programa de Pós-Graduação em Educação. Ribeirão Preto – SP – Brasil

Palavras-chave:

Contratos de sucesso escolar, Escolarização de elites, Reprodução social,

Resumo

Neste estudo são investigadas estratégias de escolarização de filhos de elites acadêmicas. O referencial teórico para a problematização do objeto está apoiado em Nogueira (1998, 2005), Bourdieu (1997, 1998), Busetto (2006), Lacerda e Carvalho (2007). Procedeu-se à pesquisa sobre as propostas pedagógicas de uma escola de ensino médio privada de um município do interior paulista, o levantamento de sua imagem junto à sociedade veiculada por mensagens publicitárias e a realização de entrevistas semiestruturadas com seis famílias que possuem filhos matriculados. Os resultados apontam haver indícios que relacionam os objetivos educacionais das famílias com as intenções da escola na manutenção de posições privilegiadas no quesito de aprovação em universidades e cursos de alto prestígio social, além da perpetuação da condição de pertencimento a uma elite.

Biografia do Autor

Julio Cesar Torres, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas – Departamento de Educação. São José do Rio Preto – SP – Brasil

Graduação em Administração Pública, Especialização em Gerência de Cidades, Mestrado e Doutorado em Sociologia. Professor do Departamento de Educação da UNESP/São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília. Trabalha com os seguintes temas: políticas públicas, formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa em "História e Política Educacional Brasileira" (CNPq). Coordenador do Projeto de Extensão Universitária "LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a Educação de Surdos". Participou do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (CAPES). Atualmente é Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia da UNESP/IBILCE.

Mário Luiz Pirani, CUML – Centro Universitário Moura Lacerda. Programa de Pós-Graduação em Educação. Ribeirão Preto – SP – Brasil

Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto (SP)

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Publicado

05/09/2014