Segurança alimentar e nutricional

Contextos e importância na promoção da saúde escolar

RESUMO: Levantou-se um acervo bibliográfico apresentando a escola enquanto campo privilegiado de práticas alimentares saudáveis na promoção da segurança alimentar e nutricional. Utilizou-se dados eletrônicos da Scielo, fontes governamentais, literaturas não eletrônicas e estudos na língua portuguesa, publicados no período entre 2000 a 2020. Evidencia-se que o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional ainda se encontra em construção, evoluindo à medida que avança a humanidade, envolvendo saberes e ações políticas que a consagram como direito universal. Nesta concepção, vários métodos são utilizados para avaliar a dimensão de acesso aos alimentos, sobretudo a análise de renda e/ou consumo alimentar no intuito de contribuir na elaboração de políticas públicas promotoras de saúde no contexto escolar por ser um ambiente propício para a implementação das ações de segurança alimentar e nutricional. Assim, elenca-se a importância que a escola exerce na formação de hábitos alimentares saudáveis, tendo a alimentação escolar uma das vertentes dessa formação.

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação escolar. Indicadores de saúde. Promoção da saúde escolar. Políticas de saúde. Segurança alimentar.



Autoria


Como citar

MOURA, E. R. B. B. de; MENDES, M. L. M.; OMENA, C. M. B. de. Segurança alimentar e nutricional: Contextos e importância na promoção da saúde escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023135, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16614