Segurança alimentar e nutricional

Contextos e importância na promoção da saúde escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16614

Palavras-chave:

Alimentação escolar, Indicadores de saúde, Promoção da saúde escolar, Políticas de saúde, Segurança alimentar

Resumo

Levantou-se um acervo bibliográfico apresentando a escola enquanto campo privilegiado de práticas alimentares saudáveis na promoção da segurança alimentar e nutricional. Utilizou-se dados eletrônicos da Scielo, fontes governamentais, literaturas não eletrônicas e estudos na língua portuguesa, publicados no período entre 2000 a 2020. Evidencia-se que o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional ainda se encontra em construção, evoluindo à medida que avança a humanidade, envolvendo saberes e ações políticas que a consagram como direito universal. Nesta concepção, vários métodos são utilizados para avaliar a dimensão de acesso aos alimentos, sobretudo a análise de renda e/ou consumo alimentar no intuito de contribuir na elaboração de políticas públicas promotoras de saúde no contexto escolar por ser um ambiente propício para a implementação das ações de segurança alimentar e nutricional. Assim, elenca-se a importância que a escola exerce na formação de hábitos alimentares saudáveis, tendo a alimentação escolar uma das vertentes dessa formação.

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Biografia do Autor

Edênia Raquel Barros Bezerra de Moura, Universidade Estadual do Piauí

Professora assistente DE. Mestrado em Educação e Formação de Professores (UPE).

Mariane Louise Marinho Mendes, Universidade de Pernambuco

Professora adjunta. Doutorado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFPB).

Cristhiane Maria Bazílio de Omena, Universidade de Pernambuco

Professora associada III. Doutorado em Ciência (UFAL).

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Publicado

15/12/2023

Como Citar

MOURA, E. R. B. B. de; MENDES, M. L. M.; OMENA, C. M. B. de. Segurança alimentar e nutricional: Contextos e importância na promoção da saúde escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023135, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16614. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16614. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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