Diretrizes para submissão

Arquivos

1) Manuscrito Sem Identificação (template);
2) Folha de Rosto;
3) Declaração de Autoria e Originalidade (português, inglês);
4) Cover letter;
5) Comprovante de pagamento da taxa de submissão.

Documentos a serem enviados no momento da submissão:

1) Manuscrito Sem Identificação

Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”, deve estar formatado de acordo com as normas de submissão e no template da revista.

Não deve conter nenhuma menção ao nome dos autores, nem à Instituição a qual pertencem. Todo e qualquer tipo de informação que identifique os autores deve ser substituída por: “[eliminado para efeitos de avaliação por pares]”.

2) Folha de Rosto

Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”.

3) Declaração de Originalidade

Esse documento deve ser enviado em formato PDF. Não é um documento individual, portanto, independentemente da quantidade de autores, deve ser enviado apenas um arquivo.

Documentos a serem enviados após recebimento de carta de aceite (após aprovação dos avaliadores):

4) Termo de Autorização de Uso de Voz e Imagem

Esse documento não é mais obrigatório. Se enviado, deve ser enviado em formato PDF. É um documento individual, portanto, caso o artigo apresente mais de um autor, deve ser enviada quantidade correspondente ao número de autores, todos com seus respectivos dados pessoais e devidamente assinados.

5) Vídeo para divulgação

Este material não é mais obrigatório, mas se enviado, deve estar acompanhado por um termo de autorização de uso de imagem e voz assinado pela pessoa que aparece no vídeo. Deve ser enviado por meio de link que direcione para a plataforma Google Drive, fornecendo a permissão de editor e permissão para download. O vídeo deve ser gravado na horizontal e ter entre 2 e 10 minutos, não sendo inferior e nem ultrapassando esse tempo.

Obs.: O conteúdo do vídeo deve ser exclusivamente sobre o conteúdo do artigo.

6) Manuscrito aceito (revisado)

Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”. É a última versão enviada pelos autores, após as considerações dos avaliadores. As alterações devem estar destacadas em amarelo.

7) Carta de alterações

Nesse documento, os autores devem apontar como procederam para incorporar cada uma das considerações dos avaliadores; ou justificar a não adequação.

 

Pesquisas envolvendo seres humanos ou animais

  • Pesquisas com aprovação do Comitê de Ética:
    • Incluir no corpo do texto do manuscrito o número de aprovação do Comitê de Ética ao qual foi submetido;
    • Sugere-se que sejam incluídas informações acerca dos cuidados éticos adotados pelos autores durante a produção da pesquisa;
  • Em casos de pesquisas não submetidas a um Comitê de ética:
    • Incluir no manuscrito uma seção sobre ética na pesquisa.

 

Checklist de submissão

A equipe editorial da RIAEE preparou o Checklist de Submissão, um documento que contém o passo a passo para submeter um manuscrito na revista. Sugerimos que os autores façam o download e a impressão antes de continuar a leitura desta seção, já que se trata de ferramenta a ser utilizada durante o processo de submissão. A seguir, descrevemos esse processo e apresentamos as normas de preparação de um manuscrito.

Os autores devem se certificar que seu perfil na plataforma ORCID está atualizado para realizarem a submissão em nossa revista. Depois, devem realizar um cadastro de login e senha no site da revista. Na seção Cadastro e Submissões Online, os autores devem preencher corretamente o perfil e selecionar a opção “AUTOR”. Neste momento, caso haja interesse de compor nosso banco de avaliadores, os autores também poderão assinalar a opção “AVALIADOR”.

Em seguida, selecionar o idioma de submissão, ou seja, o idioma no qual o manuscrito a ser submetido está. Posteriormente, selecionar a seção à qual deseja(m) submetê-lo; conferir os requisitos de sequência, marcando as caixas de seleção que aparecerão com instruções e lembretes. Redigir comentário para o editor, caso julgue(m) necessário. Depois, selecionar a opção “Autor” e aceitar a declaração de direitos autorais, caso esteja(m) de acordo com as diretrizes.

O(s) autor(es) deve(m), então, adicionar os arquivos a serem enviados, certificando-se de que o manuscrito tenha seguido as seguintes instruções: