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(2024), v. 19, n. esp. 3: Saberes Pantaneiros e Amazônicos 2024
Créditos da arte de capa:
Danúbia da Silva Leão, 37 anos, nascida em Mirassol D'Oeste, Mato Grosso. Atriz socioambiental pertencente ao território da Bacia do Alto Paraguai. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2009), mestre (2014) e doutora (2024) em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso.
Artista livre: livre de técnicas e amarras sociais com objetivo comunicar a ciência e estimular pensamentos críticos que conduzam a educação ambiental sustentável. Atuante no Instituto de Pesquisa e Educação Ambienta - Gaia Pantanal, desde 2012. Professora de Ciências no ensino básico do Estado de Mato Grosso desde 2015.
Atualmente está como Formadora de Professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na Diretoria Regional de Educação em Cáceres, Mato Grosso desde 2024.Organizadores:
Vilmar Alves Pereira: Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil. Bolsista de Produtividade em Educação Nível II. Pós-Doutor Sênior em Educação (PDS/CNPq). Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-UNEMAT). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2548-5086. E-mail: vilmar.pereira@unemat.br.
Marilena Loureiro da Silva: Universidade Federal do Para - Brasil. Pós-Doutora em Educação. Professora Associada I, Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido/PPGDSTU/NAEA UFPA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9684-734X. E-mail: marilenals@ufpa.br.
Marcos Sorrentino: Ministério do Meio Ambiente. Pós-Doutor em Educação. Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4394-1655. E-mail: sorrentino.ea@gmail.com.
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(2024), v. 19, n. esp. 2: Perspectivas Inovadoras e Criativas para a Docência em Ciências e em Matemática
Ettiène Cordeiro Guérios: Professora do Programa de Pós-graduação em Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5451-9957. E-mail: ettiene@ufpr.br.
Edvonete Souza de Alencar: Professora Adjunta (nível III). Doutorado em Educação Matemática (PUC/SP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5813-8702. E-mail: edvonete.s.alencar@hotmail.com.
Organizadoras
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(2024), v. 19, n. esp. 1: Educação Ambiental e Crise Climática
Matheus Ganiko-Dutra: Doutor em Educação para a Ciência, pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FC/Unesp), Bauru – SP – Brasil. Grupo de Pesquisas em Epistemologia da Biologia (GPEB - FC/Unesp) e Grupo de Pesquisa em Epistemologia do Ambiente (GPEA - USP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8292-9109. E-mail: matheus.ganiko@unesp.br.
Ana Maria de Andrade Caldeira: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru – SP – Brasil. Professora Aposentada Voluntária no Departamento de Educação, Faculdade de Ciências. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1502-2483. E-mail: ana.caldeira@unesp.br
(Organizadores)
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(2022) v. 17, n. esp. 3: Implementação de Políticas Educacionais no contexto Ibero-Americano
O dossiê reune artigos de diferentes contextos sobre a implementação de políticas educacionais. Aproximando-se do campo da Ciência Política, os estudos sobre as políticas educacionais tendem a considerar as demais dimensões das políticas (agenda, formulação e avaliação) do que a implementação.
Organizadores:
Prof. Dr. Breynner Ricardo de Oliveira (UFOP)
Profa. Dra. Ana Cristina Prado de Oliveira (UNIRIO) -
(2022) v. 17, n. esp. 2: Memórias, subjetividades e diversidades culturais
O dossiê tem como proposta entrelaçar a produção de conhecimento na educação que envolve as dimensões analíticas com base nas memórias, nas subjetividades e nas identidades dissonantes. Entende-se que em diferentes espaços do saber, a memória como forma e conteúdo, forma e (re)forma identidades para alteridades na panaceia dos processos de entendimento sobre as singularidades diversas dos sujeitos históricos. Nesse diapasão, as experiências educativas, mediadas pela reflexão, são um saber-poder. O subjetivo que envolve outras concepções sobre as identidades atingem os sujeitos na sua expressão coletiva com os mecanismos sociais e culturais. Assim, os diálogos educativos, as trajetórias subjetivas objetivadas, os espaços de poder, os feminismos, as memórias e histórias compõem o amplo processo de práticas discursivas acerca da inclusão, do empoderamento e enfrentamento de situações de exclusão. As subjetividades, como um modo de sentir, de querer, de olhar, de perceber, de autoanulação, podem ser problematizadas, tensionadas e preteridas em diferentes âmbitos da Educação.
Organizadores:
Prof. Dr. Christian Muleka Muwewa (PPGEdu/CPTL/UFMS)
Profa. Dra. Jaqueline Ap. M. Zarbato (PPGEdu/CPTL/UFMS; ProfHistória -UFMT)
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(2022) v . 17, n. esp.1, mar. - Dossiê: Educação, formação humana e práxis na educação escolar: um olhar crítico-dialético
Ementa: Estudo sobre os aspectos que envolvem a educação, formação humana e ação docente no sentido da humanização dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, integrando as dimensões sócio-históricas e culturais como subsídios de mediação. Análise da importância da apropriação da cultura como elemento essencial para uma prática educativa intencional baseada nos fundamentos filosóficos da concepção Crítico dialética e da Teoria Histórico Cultural.
Organizadoras: