Edições anteriores
-
(2024), v. 19, n. esp. 2: Perspectivas Inovadoras e Criativas para a Docência em Ciências e em Matemática
Ettiène Cordeiro Guérios: Professora do Programa de Pós-graduação em Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5451-9957. E-mail: ettiene@ufpr.br.
Edvonete Souza de Alencar: Professora Adjunta (nível III). Doutorado em Educação Matemática (PUC/SP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5813-8702. E-mail: edvonete.s.alencar@hotmail.com.
Organizadoras
-
(2024), v. 19, n. esp. 1: Educação Ambiental e Crise Climática
Matheus Ganiko-Dutra: Doutor em Educação para a Ciência, pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FC/Unesp), Bauru – SP – Brasil. Grupo de Pesquisas em Epistemologia da Biologia (GPEB - FC/Unesp) e Grupo de Pesquisa em Epistemologia do Ambiente (GPEA - USP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8292-9109. E-mail: matheus.ganiko@unesp.br.
Ana Maria de Andrade Caldeira: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru – SP – Brasil. Professora Aposentada Voluntária no Departamento de Educação, Faculdade de Ciências. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1502-2483. E-mail: ana.caldeira@unesp.br
(Organizadores)
-
(2022) v. 17, n. esp. 3: Implementação de Políticas Educacionais no contexto Ibero-Americano
O dossiê reune artigos de diferentes contextos sobre a implementação de políticas educacionais. Aproximando-se do campo da Ciência Política, os estudos sobre as políticas educacionais tendem a considerar as demais dimensões das políticas (agenda, formulação e avaliação) do que a implementação.
Organizadores:
Prof. Dr. Breynner Ricardo de Oliveira (UFOP)
Profa. Dra. Ana Cristina Prado de Oliveira (UNIRIO) -
(2022) v. 17, n. esp. 2: Memórias, subjetividades e diversidades culturais
O dossiê tem como proposta entrelaçar a produção de conhecimento na educação que envolve as dimensões analíticas com base nas memórias, nas subjetividades e nas identidades dissonantes. Entende-se que em diferentes espaços do saber, a memória como forma e conteúdo, forma e (re)forma identidades para alteridades na panaceia dos processos de entendimento sobre as singularidades diversas dos sujeitos históricos. Nesse diapasão, as experiências educativas, mediadas pela reflexão, são um saber-poder. O subjetivo que envolve outras concepções sobre as identidades atingem os sujeitos na sua expressão coletiva com os mecanismos sociais e culturais. Assim, os diálogos educativos, as trajetórias subjetivas objetivadas, os espaços de poder, os feminismos, as memórias e histórias compõem o amplo processo de práticas discursivas acerca da inclusão, do empoderamento e enfrentamento de situações de exclusão. As subjetividades, como um modo de sentir, de querer, de olhar, de perceber, de autoanulação, podem ser problematizadas, tensionadas e preteridas em diferentes âmbitos da Educação.
Organizadores:
Prof. Dr. Christian Muleka Muwewa (PPGEdu/CPTL/UFMS)
Profa. Dra. Jaqueline Ap. M. Zarbato (PPGEdu/CPTL/UFMS; ProfHistória -UFMT)
-
(2022) v . 17, n. esp.1, mar. - Dossiê: Educação, formação humana e práxis na educação escolar: um olhar crítico-dialético
Ementa: Estudo sobre os aspectos que envolvem a educação, formação humana e ação docente no sentido da humanização dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, integrando as dimensões sócio-históricas e culturais como subsídios de mediação. Análise da importância da apropriação da cultura como elemento essencial para uma prática educativa intencional baseada nos fundamentos filosóficos da concepção Crítico dialética e da Teoria Histórico Cultural.
Organizadoras: