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Bem-vindos à página de notícias da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação.
  • Chamada - Dossiê: Saberes Pantaneiros e Amazônicos 2024

    14/02/2024

    Data de abertura das submissões: 15/02/2024
    Data de fechamento das submissões: 15/06/2024
    Publicação em: 31/12/2024

     

    Organizadores:

    Vilmar Alves Pereira: Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil. Bolsista de Produtividade em Educação Nível II. Pós-Doutor Sênior em Educação (PDS/CNPq). Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-UNEMAT). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2548-5086. E-mail: vilmar.pereira@unemat.br.

     

    Marilena da Silva Loureiro: Universidade Federal do Para - Brasil. Pós-Doutora em Educação. Professora Associada I e Pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA – UFPA). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9684-734X. E-mail: marilenals@.ufpa.br.

     

    Marcos Sorrentino: Ministério do Meio Ambiente. Pós-Doutor em Educação. Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4394-1655. E-mail: sorrentino.ea@gmail.com.

     

    Normas: Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions.

    Ao submeter pela plataforma da revista, o(s) autor(es) concorda(m) com as Normas e Diretrizes da RIAEE. Nos comentários ao Editor, descrever o nome do Dossiê.

     

    Ementa:

    Este dossiê visa reunir trabalhos teóricos e práticos que abordem a discussão sobre como os saberes reconhecidos em contextos Pantaneiros e Amazônicos podem contribuir, tanto para processos formativos, quanto para um projeto de sociedade que auxilie no enfrentamento da extensa crise civilizatória que estamos vivendo. Nesse sentido, ressignificando posturas e epistemologias, há o reconhecimento e a necessidade de estudos que contribuam em processos de Amazonizar a Educação.

    Ao mesmo tempo que há um consenso de entre os pesquisadores de que não se pode homogeneizar o Pantanal e a Amazônia, há um forte reconhecimento de que nesses contextos existem saberes, cosmovivências, culturas, ancestralidades, práticas e teorias que podem contribuir na indicação para outras pedagogias.

    Aprendemos com Paulo Freire que os processos de aprendizagem e de pesquisa nunca ocorrem num vazio, mas estão sempre encharcados de seus contextos. Assim “A Amazônia brasileira é distinta entre si, da mesma forma é a peruana, andina e assim por diante, não apenas na fauna, mas também em sua sociedade, ou seja, com multiculturas, seja ela tradicional ou urbana” (Becker, 2005; Vasconcelos, Freitas, 2012). O mesmo se pode dizer do Pantanal: “O fato é: Os povos pantaneiros não podem ser resumidos em uma única corrente de pensamento ou mesmo em um único formato de identidade, algo fixo. Não existe um sujeito pantaneiro, existem sujeitos singulares dentro de uma cadeia de relações dialógicas. Eles falam, eles vivem e sobrevivem” (Da Silva, Garcia, 2022, p.283, apud Bassinello, Silva, 2022).

    Entre os temas que podem contribuir para o dossiê, destacam-se: experiências e pesquisas envolvendo saberes ancestrais, educação ambiental e povos originários em contextos pantaneiros e amazônicos; experiências formativas e políticas ambientais; questões de raça e gênero, movimentos sociais populares, economia solidária, saberes culturais e espirituais, educação do campo; educação popular e tomada de decisões; educação de jovens e adultos; avaliação das políticas de desenvolvimento na região; parcerias internacionais; sustentabilidade na região; insegurança alimentar; garimpo; agropecuária; desmatamento; resíduos; poluição; tratamento de esgoto, entre outros. Essas temáticas estão relacionadas à grande área da Educação.

    A crise socioambiental que enfrentamos coloca como imperativo a necessidade de uma redefinição ontológica no planeta, se quisermos preservar a vida que cotidianamente é destruída. Nesse contexto, surgem alternativas de diferentes instituições com diversos vínculos políticos. O Brasil, palco da COP 30 a ser realizada em Belém do Pará em 2025, assume, neste momento, um grande protagonismo nesse debate em busca de alternativas.

    Este dossiê tem o interesse de apresentar diferentes e bem-sucedidas perspectivas que contribuam para o debate da COP 30, com a visão de Amazonizar a Educação a partir do reconhecimento dos saberes que ancestralmente orientam e preservam a vida há muito tempo nas referidas regiões. Trata-se, portanto, de um dossiê que reconhece movimentos importantes sob uma perspectiva crítica e decolonial, bem como sua capacidade de reconhecer e gerar outros modos de existência.

    Assim, espera-se que os estudos produzidos contribuam com reflexões teórico-metodológicas e orientações práticas para criar condições que abordem os problemas socioambientais em nível local e global em diversos contextos, por meio da Formação, da Educação Ambiental Popular e das perspectivas de sustentabilidade para a região.

    Serão bem-vindos textos de autores que pesquisam a região, bem como de seus convidados. Estimulamos o envio para a revista e estaremos atentos ao acolhimento e ao posterior processo de avaliação, certos da contribuição desses olhares como horizontes muito fecundos para outras regiões do mundo. Com essa perspectiva em mente, recebemos com entusiasmo sua proposta de artigo dentro do contexto da Chamada para o Dossiê: Saberes Pantaneiros e Amazônicos.

     

     

    Documentos para Downloads

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    BASSINELLO, P. Z.; SILVA, D. [orgs.]. Saberes e Sabores do Pantanal Sul: teia de escuta das comunidades. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

     

    BECKER, B. K. Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados, [S.I], v. 19, n. 53, p. 71-86, 2005. Disponible en: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10047. Acceso en: 15 jul. 2023.

     

    VASCONCELOS, E. R.; FREITAS, N. M. S. Amazônia, entre um olhar científico e um olhar amazônida: pistas para um processo educativo que inicia com as preocupações locais. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 29, 2012. DOI: 10.14295/remea.v29i0.2949. Disponible en: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2949. Acceso en:15 jul. 2023.

     

    Saiba mais sobre Chamada - Dossiê: Saberes Pantaneiros e Amazônicos 2024
  • Novos artigos publicados - (2023) v. 18, Publicação Contínua - RIAEE (13/12/23 a 27/12/2023)

    28/12/2023

    Semanalmente, novos artigos são publicados na Publicação Contínua. A RIAEE tem um compromisso ético e respeitoso para com nossos autores. Dentro das políticas editoriais, seguimos o Código de Conduta Editorial (COPE) e várias outras diretrizes éticas. Nosso compromisso é com a ciência, com a sociedade, com os autores e todo público científico. Nossos artigos são analisados no Turnitin, seguem as avaliações por pares e, atualmente, o formato multimidia foi implementado, acompanhando e apoiando os materiais publicados. Ou seja, vídeos dos autores introduzindo o conteúdo abordado durante a pesquisa e no artigo estão disponíveis para acesso.

     

    Se increvam no Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8FQdJNgDjhE3MeFyUjmtQQ - Acompanhem os vídeos acerca dos artigos!

     

    Artigos publicados:

    DJU, A. O.; FUCUHARA, L. R. dos S. R.; MURARO, D. N. A outredade e a liberdade em Paulo Freire à luz do contexto brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023131, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16872. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16872. Acesso em: 13 dez. 2023.

    SILVA, J. F. da; CARVALHO , M. E. P. de; MIRANDA, J. dos R. Gênero e diversidade na escola e sua interface na formação de professores/as: A experiência do GDE/UFPB. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023127, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16681. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16681. Acesso em: 12 dez. 2023.

    COSTA, N. F.; NOGUEIRA, S. C. C. Nem protagonismo e nem autonomia: A implementação do Novo Ensino Médio no Amazonas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023128, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16724. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16724. Acesso em: 12 dez. 2023.

    MENDONÇA, L. D.; RODRIGUES, O. M. P. R.; CAPELLINI, V. L. M. F. Perfil de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023129, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16830. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16830. Acesso em: 12 dez. 2023.

    CARA, G. R. B. de; CRUZ, S. R. da; MANHÃES, E. K. Acesso, permanência e êxito dos estudantes: Uma análise das políticas do IFFluminense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023130, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17266. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17266. Acesso em: 12 dez. 2023.

    DIAS, R. F.; SANTOS, T. R. L.; SILVA, F. D. A. Educação Ambiental: Descobertas e aprendizagens com crianças da Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023132, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17744. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17744. Acesso em: 14 dez. 2023.

    CRUZ, G. B. da; BATALHA, C. S.; CAMPELO, T. da S. Sentimentos que atravessam a inserção profissional docente: Da frustração à ação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023133, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17795. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17795. Acesso em: 14 dez. 2023.

    ALVES, F. L.; FELENCHAK, Y.; HOLOD, A. A proposta de um Programa de Pós-Graduação em Educação e as avaliações da CAPES: Um estudo de caso a partir da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023134, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17773. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17773. Acesso em: 14 dez. 2023.

    GAMBA LIMA, C.; ALONSO, D. de O.; MACHADO JUNIOR, C. Análise dos fatoresque influenciam a satisfação de estudantes de Medicina brasileiros nasmodalidades de ensino remoto e presencial. Revista Ibero-Americana deEstudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023140,2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17904

    LÖSCH, S.; RAMBO, C. A.; FERREIRA, J. L. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023141, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17958. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958. Acesso em: 19 dez. 2023.

    BITTE, R. C. F.; SANTOS, S. M. dos. Tecendo a trama da história ensinada no município de Vitória-ES (1970-1990). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023142, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17963. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17963. Acesso em: 19 dez. 2023.

    PANTOJA, G. F.; RAMOS, J. B. S.; CORDEIRO, Y. E. M. Panorama da produção científica em educação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no estado do Pará, Amazônia, Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023143, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17972. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17972. Acesso em: 19 dez. 2023.

    RAIMANN, A.; SILVA, S. A. da. Estado gerencialista e trabalho docente nos sistemas públicos municipal e estadual de Jataí – Goiás. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023147, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18834. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18834. Acesso em: 21 dez. 2023.

    BATTISTI, F.; CERUTTI, E. Epistemologia e educação: Reflexões para um humanismo digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023148, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16788. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16788. Acesso em: 21 dez. 2023.

    BASSETTO, C. F.; URSINI, D. T.; GUEDES, A. M. Escolaridade materna e renda familiar: Impactos sobre o nível de proficiência em matemática medidos a partir do SARESP . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023149, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18548. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18548. Acesso em: 21 dez. 2023.

    MASETTO, M. T.; GAETA, M. C. D.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. Formação em rede para a docência com profissionalidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023151, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18345. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18345. Acesso em: 21 dez. 2023.

    BERKENBROCK-ROSITO, M. M.; FERNANDES, M. T. “Colcha de Retalhos”: A estética de si na narrativa pictográfica no paradigma singular plural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023150, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18836. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18836. Acesso em: 26 dez. 2023.

    SOUZA, G. V. de; FAVA, H. de L.; CINTRA, R. F. Restaurante universitário no contexto da assistência estudantil: Análise da produção científica (2010-2021). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023153, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17484. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17484. Acesso em: 26 dez. 2023.

    SANTOS, V. M. dos; AGUADED, I. Currículo Alfamed de formação de professores em Educação Midiática: Por uma ressignificação do currículo UNESCO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023154, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17648. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17648. Acesso em: 26 dez. 2023.

    TESSARO, M.; TREVISOL, M. T. C. C. Iniciativa de redução das violências nas escolas: O caso de Santa Catarina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023155, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17877. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17877. Acesso em: 26 dez. 2023.

    SILVA, F. T.; SANTOS, A. W. de M.; SANTOS, D. P. dos; CRUZ, M. R. R. da. O espaço do campo curricular nos cursos de pedagogia de instituições privadas no DF: Reflexões críticas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023157, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18140. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18140. Acesso em: 27 dez. 2023.

    XIMENES, L. S.; CAMPOS, P. H. F. Qualidade de ensino: Representações em estudantes do Ensino Superior público no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023158, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18003. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18003. Acesso em: 27 dez. 2023.

    DE SOUZA, R. A.; FASSBINDER, A. G. de O.; JUNIOR, H. B. Enfrentamento pedagógico durante pandemia da COVID-19: Relato de experiência do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023159, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17948. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17948. Acesso em: 27 dez. 2023.

    ABREU, F. S. D. de; SILVA, D. N. H.; COSTA, M. T. M. de S.; MENDONÇA, F. L. de R. Recursos criadores mobilizados no faz de conta de crianças com deficiência intelectual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023160, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17937. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17937. Acesso em: 27 dez. 2023.

    CABRAL WARREN, E. M.; SANTOS, A. A. dos; WYSZOMIRSKA, R. M. de A. F. Tradução e adaptação transcultural da Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy (JSPPPE) para uso na relação docente-discente no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023161, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17927. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17927. Acesso em: 27 dez. 2023.

    MARTINS, B. A.; SOUZA, A. R. de; BORGES, África. Grit: Um traço característico de pessoas com altas capacidades?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023162, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18851. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18851. Acesso em: 27 dez. 2023.

     

    Agradecemos a todos os autores e autoras, e encerraremos as publicações de 2023 no dia 30/12/2023. E dia 02/01/2024, os primeiros artigos de 2024.

    Boas festas!

    Saiba mais sobre Novos artigos publicados - (2023) v. 18, Publicação Contínua - RIAEE (13/12/23 a 27/12/2023)
  • Fechamento para novas submissão até 10/01/2024

    09/10/2023

    Gostaríamos de informar aos autores e interessados que a RIAEE não estará aceitando novas submissões até o dia 10/01/2024, data na qual voltaremos a receber trabalhos.

    Os motivos da interrupção no fluxo de submissão e avaliação de artigos são dois: a grande quantidade de trabalhos recebidos no ano de 2023, com alguns ainda aguardando avaliação; adequar os procedimentos do periódico às mudanças nas políticas editoriais que estarão em curso e que serão implementadas no próximo ano.

    Agradecemos a compreensão de todos.

    Saiba mais sobre Fechamento para novas submissão até 10/01/2024
  • Novos artigos publicados - (2023) v. 18, Publicação Contínua - RIAEE

    27/07/2023

    Semanalmente, novos artigos são publicados na Publicação Contínua. A RIAEE tem um compromisso ético e respeitoso para com nossos autores: dentro das políticas editoriais, seguimos o Código de Conduta Editorial (COPE) e várias outras diretrizes éticas. Nosso padrão leva em consideração a seriedade com a qual deve ser tratada a ciência, a sociedade, os autores e todo o público científico. Nossos artigos são analisados no Turnitin, seguem as avaliações por pares e, atualmente, o formato multimidia está sendo implementado, acompanhando e apoiando os materiais publicados. Ou seja, vídeos dos autores introduzindo o conteúdo abordado durante a pesquisa e no artigo estão disponíveis para acesso.

    O processo de publicação dos artigos aceitos segue procedimentos internos de editoração; após conferência dos autores e sua autorização, o processo final de editoração é concluído: na sequência, o trabalho entra na fila de publicação.

    Link da edição: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/847

    Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8FQdJNgDjhE3MeFyUjmtQQ

    Acesse, se inscreva no canal e deixe seu like. Dessa forma, os vídeos alcançarão um público maior, o que, consequentemente, contribuirá para a divulgação científica de nossos trabalhos.

    Confira nossas métricas:

     JCR/WoS: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/JCRmetrics

    Índice h: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/indexadores

    Fluxo editorial: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/estatistica_fluxoeditorial

    Saiba mais sobre Novos artigos publicados - (2023) v. 18, Publicação Contínua - RIAEE
  • Chamada Dossiê: Educação Ambiental e crise climática - Alteração da data de submissão para até 30/08/2023

    19/05/2023

    Chamada - Dossiê: Educação Ambiental e crise climática
    Data de abertura das submissões: 10/05/2023
    Data de fechamento das submissões: 30/08/2023
    Publicação em: 01/04/2024

     

    Organizadores:

    Matheus Ganiko-Dutra: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru – SP – Brasil. Professor bolsista no Departamento de Educação. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8292-9109. E-mail: matheus.ganiko@unesp.br.

    Ana Maria de Andrade Caldeira: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru – SP – Brasil. Professora Aposentada Voluntária no Departamento de Educação, Faculdade de Ciências. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1502-2483. E-mail: ana.caldeira@unesp.br

     

    Normas: Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

    Ao submeter pela plataforma da revista, o(s) autor(es) concordam com as Normas e Diretrizes da RIAEE. Nos comentários ao Editor – Descrever o nome do Dossiê.

     

    Ementa:

    Este dossiê busca reunir trabalhos teóricos e práticos que enderecem uma discussão de como a Educação Ambiental pode contribuir para o enfrentamento da crise climática planetária. Serão bem-vindos estudos que associem problemas ambientais com o campo da Educação Ambiental em sua diversidade de práticas e perspectivas teóricas, em espaços de ensino escolares e não escolares, em todos os níveis, do ensino infantil ao ensino superior.

    Dentre os temas que podem contribuir ao dossiê, podemos destacar: Educação Ambiental e povos originários; Educação Ambiental e políticas ambientais; Educação Ambiental e Tecnologia; Educação Ambiental e tomada de decisões; Educação Ambiental e insegurança alimentar, garimpo, agropecuária, desmatamento, resíduos, poluição, tratamento de esgoto, entre outros.

    A crise ambiental enfrentada atualmente ameaça de forma severa a existência da vida como conhecemos atualmente. Urgem ações imediatas para transformar o cenário de mudanças climáticas construído pela humanidade a partir da industrialização e exploração da natureza nos últimos anos, cada vez mais irreversível.

    Esta preocupação é sinalizada em diversos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e tem sido pauta das Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27).

    Tal enfrentamento exige um esforço coletivo de todos os setores da sociedade, o que representa um desafio, tendo em vista a diversidade de interesses econômicos e políticos que, frequentemente, contrapõem-se ao objetivo de buscar soluções para os problemas ambientais. A complexidade deste cenário é de nível mundial: todas as nações do mundo compartilham esta responsabilidade e devem conciliar suas disputas internas, principalmente aquelas que envolvem áreas de relevância ambiental em que há interesse econômico.

    Soma-se à complexidade deste problema, o desenvolvimento e implementação de tecnologias altamente específicas e sofisticadas, cuja compreensão exige um nível profundo de conhecimento, o que pode limitar a tomada de decisão em dilemas tecnológicos apenas a especialistas. Além disso, este grau de sofisticação pode impedir que os cidadãos percebam os riscos produzidos por determinado modelo tecnológico em seus aspectos culturais, ambientais e econômicos.

    A Educação Ambiental, área de conhecimento diversa e um campo de disputa de interesses, pode contribuir com diversas perspectivas práticas, teóricas e axiológicas para o enfrentamento desta crise ambiental planetária. As práticas deste campo ora afloram em tendências mais hegemônicas, reforçando os paradigmas de exploração e catástrofe com roupagem de “sustentabilidade”, ora afloram com teor de resistência e questionamento de estruturas sociais, econômicas e políticas, direcionado as práticas para a busca de soluções e consensos compatíveis com a conservação da biodiversidade e qualidade de vida para todos por meio do enfrentamento da desigualdade.

    Desta forma, espera-se que os estudos produzidos possam contribuir com reflexões teórico-metodológicas e direcionamentos práticos para criar condições para o enfrentamento de problemas ambientais de níveis local e global em diversos contextos por meio da Educação Ambiental.

     

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    Saiba mais sobre Chamada Dossiê: Educação Ambiental e crise climática - Alteração da data de submissão para até 30/08/2023
  • Novos artigos publicados - (2023) v. 18, Publicação Contínua - 05/05/2023

    05/05/2023

    Caros colaboradores da RIAEE
    (pareceristas, autoras/es, conselheiras/os, equipe editorial, leitoras/res; seguidoras/res; colegas da academia que indicam e utilizam a revista)

    A equipe editorial de nossa revista informa que os primeiros artigos de 2023 já se encontram online – RIAEE (2023), v. 18 – e que adotamos, a partir deste número, a Publicação Contínua.

    Link da edição:
    (2023), v. 18, Publicação Contínua - https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/847
    DOI da edição: DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00

     

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  • Novos artigos publicados - (2023) v. 18, Publicação Contínua

    05/04/2023

    Caros colaboradores da RIAEE
    (pareceristas, autoras/es, conselheiras/os, equipe editorial, leitoras/res; seguidoras/res; colegas da academia que indicam e utilizam a revista)

    A equipe editorial de nossa revista informa que os primeiros artigos de 2023 já se encontram online – RIAEE (2023), v. 18 – e que adotamos, a partir deste número, a Publicação Contínua.

    Link da edição:
    (2023), v. 18, Publicação Contínua - https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/847
    DOI da edição: DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00

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  • Edição publicada - RIAEE v.17 n. esp.3, 2022 - Implementação de Políticas Educacionais no contexto Ibero-Americano

    22/12/2022

    A RIAEE publica nova edição, um conjunto de artigos que abarcam o tema "Implementação de Políticas Educacionais no contexto Ibero-Americano", organizado pelos professores,  Dr. Breynner Ricardo de Oliveira (UFOP) e Dra. Ana Cristina Prado de Oliveira (UNIRIO).

    Link da edição: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/869

    Agradeço a todos(as) pela confiança e por escolher a Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação – RIAEE e-ISSN 1982-5587 – para submeter, comunicar e divulgar suas pesquisas.

    A RIAEE está indexada na Web of Science (WoS-JCR), na Redalyc e demais bases nacionais e internacionais 

    A RIAEE, desde 2016 vem promovendo a internacionalização e indexações relevantes na comunidade científica internacional. Além disso, está completando 16 anos em 2022. Desde 2018, atuamos no processo editorial técnico, com uma equipe engajada junto de profissionais com habilidades e competências para mantermos o nosso periódico em todos os critérios de qualidade e qualificação.

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  • Chamada: Dossiê: "Linguagens e Letramentos: olhares e diálogos intersetoriais"

    24/08/2022

    Dossiê: "Linguagens e Letramentos: olhares e diálogos intersetoriais"

    Organizadoras

    Dra. Ana Paula Berberian. Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná

    Contato: ana.berberian@utp.br 

    Dra. Maria Alzira Leire . Programa de Pós – Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

    Dra. Claudia Regina Mosca Giroto. Departamento de Educação Especial UNESP Marília

     

    Prazo de submissão: até 30 de novembro de 2022
    Previsão de publicação: até 30 de julho de 2023

     

    A submissão deverá ocorrer via plataforma: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index

    Diretrizes de Submissão: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

    Normas e diretrizes de submissão:

    Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

    Ao submeter pela plataforma da revista, o(s) autor(es) concordam com as Normas e Diretrizes da RIAEE. Nos comentários ao Editor – Descrever o nome do Dossiê.

    Contato Editor Adjunto Executivo: anderson.cruz@unesp.br

     

     

    Dossier: "Languages and Literacies: intersectoral views and dialogues"

    Organizers

    PhD. Ana Paula Berberian. Graduate Program in Communication Disorders, Tuiuti University of Paraná

    Contact: ana.berberian@utp.br

    PhD. Maria Alzira Leire.  Graduate Program in Education, Tuiuti University of Paraná

    PhD. Claudia Regina Mosca Giroto. Department of Special Education, São Paulo State University (UNESP) - Marília

     

    Submission deadline: until November 30, 2022
    Expected publication: until July 30, 2023

     

    Submission should take place via platform: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index

    Submission Guidelines: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

    Submission rules and guidelines:

    Available in: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

    By submitting through the journal's platform, the author(s) agree to the RIAEE Standards and Guidelines. In comments to the Editor - Describe the name of the Dossier.

    Executive Deputy Editor Contact: anderson.cruz@unesp.br

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  • Dossiê tem´ático: Memórias, subjetividades e diversidades culturais: reflexões educativas em tempos pandêmicos

    28/10/2021

    Dossiê tem´ático: Memórias, subjetividades e diversidades culturais: reflexões educativas em tempos pandêmicos

    Organizadores: Profa. Dra. Jaqueline Ap. M. Zarbato (PPGEdu/CPTL/UFMS; ProfHistória -UFMT) e pelo Prof. Dr. Christian Muleka Muwewa (PPGEdu/CPTL/UFMS).

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  • I CONEPE - Encontro de Editores Científicos de Educação

    05/06/2019

    Evento para editores de periódicos em Educação - I CONEPE

    O professor José Luís Bizelli, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp de Araraquara, é um dos organizadores do I Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação (I CONEPED), que acontece na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis, entre os dias 12 e 14 de junho.

    O evento é organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), pelo Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) e pela Revista Brasileira de Educação (RBE).

    <https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/34670/docente-organiza-evento-para-editores-de-periodicos-em-educacao/>.

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  • Assunto: Portaria CAPES nº 206, de 4 de setembro de 2018

    24/10/2018

    Portaria CAPES nº206, de setembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES nos trabalhos realizados com apoio financeiro da CAPES.

    1. Informamos que foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria CAPES n° 206, de 4 de setembro de 2018 (disponível em: http://www.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135), que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES nos trabalhos realizados com apoio financeiro da CAPES.

    2. Ressaltamos que o financiamento aludido na portaria envolve não apenas o recebimento de bolsa de estudos da CAPES, mas ainda o recebimento de qualquer tipo de apoio a avidades acadêmicas, as quais tenham feito uso de recursos de custeio ou de capital, tais como do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), do Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP) ou do Portal de Periódicos, por exemplo.

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  • Ranking de Revistas REDIB / Clarivate Analytics

    05/08/2018

    No mês de maio de 2018, a REDIB – Red Iberoamericano de Investigación y Conocimiento, em parceria com a Clarivate Analytics, publicou o Ranking de Revistas REDIB. Neste ranking, com mais de 750 periódicos, a RIAEE está em 22º lugar na classificação global (<https://redib.org/recursos/Ranking/Revista?id_revista=2532&lng=pt-br>). Especificamente na área de Ciências Sociais e Humanidades, estamos em 8º lugar no ranking e somos 1º lugar no caso do Brasil (<https://redib.org/recursos/Ranking/Revistas>).

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    En el mes de mayo de 2018, la REDIB - Red Iberoamericano de Investigación y Conocimiento, en alianza con la Clarivate Analytics, publicó el Ranking de Revistas REDIB. En este ranking, con más de 750 periódicos científicos, RIAEE está en la 22º lugar en la clasificación global (<https://redib.org/recursos/Ranking/Revista?id_revista=2532&lng=pt-br>). Específicamente en el área de Ciencias Sociales y Humanidades, estamos en el 8º lugar en el ranking y somos el 1º lugar en el caso de Brasil (<https://redib.org/recursos/Ranking/Revistas>).

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    In May 2018, REDIB - Red Iberoamericano de Investigación y Conocimiento, in partnership with Clarivate Analytics, published the REDIB Magazine Ranking. In this ranking, with more than 750 journals, RIAEE ranks 22nd overall (<https://redib.org/recursos/Ranking/Revista?id_revista=2532&lng=pt). Specifically in the area of Social Sciences and Humanities, we are in 8th place in the ranking and we are 1st place in Brazil (<https://redib.org/recursos/Ranking/Revistas>). This classification is the result of the efforts of the editorial team, the management policies of the RIAEE, and all the authors who have honored us with their work.

     

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