
Sobre a Revista
A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) é um espaço editorial para artigos relacionados à grande área de Educação, em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização. Foi classificada como Qualis A2 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016. Mantivemos o Qualis A2 na avaliação de meio termo Qualis/Capes (2017/2018).
Anúncios
Dossiê: Implementação de Políticas Educacionais no contexto ibero americano
Dossiê tem´ático: Memórias, subjetividades e diversidades culturais: reflexões educativas em tempos pandêmicos
Submissões Abertas para o Dossiê: Educação, formação humana e práxis na educação escolar: um olhar crítico-dialético
Dossiê Temático: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
Web of Science JCR 2021/2020 - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação -
I CONEPE - Encontro de Editores Científicos de Educação
Assunto: Portaria CAPES nº 206, de 4 de setembro de 2018
Ranking de Revistas REDIB / Clarivate Analytics
Edição Atual

Ementa: Estudo sobre os aspectos que envolvem a educação, formação humana e ação docente no sentido da humanização dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, integrando as dimensões sócio-históricas e culturais como subsídios de mediação. Análise da importância da apropriação da cultura como elemento essencial para uma prática educativa intencional baseada nos fundamentos filosóficos da concepção Crítico dialética e da Teoria Histórico Cultural.
Organizadoras:
Apresentação
Artigos
Relatos de Pesquisas
A RIAEE surgiu da relação acadêmica estabelecida entre a Universidade de Alcalá de Henares (UAH), Espanha, e a Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP, Araraquara, São Paulo, Brasil. É o Laboratório Editorial da FCL a entidade publicadora responsável por todas as fases editoriais da revista, com suporte financeiro da Pró-reitoria de Pesquisa (PROPe) da UNESP.
Privilegiam-se trabalhos que tenham como campo principal de análise a Escola Ibero-Americana, sendo que estão aptos a enviar textos para análise pesquisadores com titulação mínima equivalente ao Doutorado. Serão aceitas propostas de pós-graduandos, desde que acompanhados de seus orientadores. Convidamos aos autores que ao submeter seus artigos dialoguem com a nossa revista para que reforce as experiêncis com os demais autores.
Para submissão de trabalhos os autores deverão estar inseridos na plataforma, conforme as Diretrizes para Autores, ou seja, apresentando: Resumo da Biografia, URL do Currículo Lattes, ORCID, Filiação Institucional e Titulação. Os manuscritos que não estiverem na formatação (template/modelo da RIAEE, seguindo normas ABNT e dentro dos padrões da Revista) indicada nas diretrizes para autores serão rejeitados.
A RIAEE incentiva a organização de Números Especiais sobre temas específicos em Educação, sendo que os volumes deverão conter entre 12 e 18 artigos, dos quais um terço ou mais devem ser de autores internacionais; um terço ou mais de autores que não estejam vinculados à UNESP ou à UAH; e até um terço de autores podem ser da UNESP ou da UAH. Neste caso, o organizador poderá enviar o volume proposto diretamente para o e-mail da revista, sendo responsável pela formatação do material dentro das normas estabelecidas. Todos os artigos terão avaliação idêntica aos números regulares, ou seja, passarão pela avaliação cega por pares.
A RIAEE não cobra taxa de submissão ou de publicação para autores e oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público em geral proporciona maior democratização à informação, condição para que cidadãos aprimorem o exercício da liberdade de escolha a partir de seus interesses ou acima deles. Mas às custas da tradução é parte dos autores e é realizada pelos nossos tradutores homologados, conforme normas e diretrizes para autores.
___________________________________________________________