As representações sociais de professores de educação física sobre o novo ensino médio: uma análise a partir da árvore de similitude
Palavras-chave:
educação, Educação Física, Ensino Médio, representações sociaisResumo
Este estudo explora as representações sociais de professores de Educação Física em Alagoas sobre o Novo Ensino Médio, enfatizando os desafios e oportunidades decorrentes da Reforma do Ensino Médio de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que utiliza a Técnica da Associação Livre de Palavras para analisar como tais mudanças impactam a prática pedagógica e o lugar da Educação Física no currículo. Os resultados, evidenciados por meio de uma árvore de similitude, apontam “Desafio”, “Inovação” e “Formação” como conceitos centrais nas representações sociais dos docentes. Identifica-se uma necessidade urgente de infraestrutura adequada, bem como de apoio político e institucional às práticas pedagógicas inovadoras. Conclui-se que, apesar dos desafios, a Reforma representa também uma oportunidade para reinventar e fortalecer a Educação Física, exigindo, para isso, investimentos em infraestrutura e formação docente continuada.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1924201
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