As representações sociais de professores de educação física sobre o novo ensino médio: uma análise a partir da árvore de similitude

Autores

Palavras-chave:

educação, Educação Física, Ensino Médio, representações sociais

Resumo

Este estudo explora as representações sociais de professores de Educação Física em Alagoas sobre o Novo Ensino Médio, enfatizando os desafios e oportunidades decorrentes da Reforma do Ensino Médio de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que utiliza a Técnica da Associação Livre de Palavras para analisar como tais mudanças impactam a prática pedagógica e o lugar da Educação Física no currículo. Os resultados, evidenciados por meio de uma árvore de similitude, apontam “Desafio”, “Inovação” e “Formação” como conceitos centrais nas representações sociais dos docentes. Identifica-se uma necessidade urgente de infraestrutura adequada, bem como de apoio político e institucional às práticas pedagógicas inovadoras. Conclui-se que, apesar dos desafios, a Reforma representa também uma oportunidade para reinventar e fortalecer a Educação Física, exigindo, para isso, investimentos em infraestrutura e formação docente continuada.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1924201

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Biografia do Autor

Wechily Stanele, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Programa de Pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atua como pesquisador em Representações Sociais e Educação. E-mail: wechily@hotmail.com

Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Programa de Pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É Licenciado em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2012), Bacharel em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2013), Especialista em Psicologia do Esporte pelo Centro Universitário Internacional (2017) e em Atletismo pela Faculdade Unyleya (2021), Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (2015) e Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Possui três estágios de Pós-Doutorado, sendo um pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2022), um pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2022) e outro pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2023). É Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES na UNESA e Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura - GPEEsC na UERJ. É docente dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE-UNESA e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro PPGCEE-UERJ. Na graduação atua como professor do curso de Educação Física no Centro Universitário Gama e Souza - UNIGAMA, na Universidade Estácio de Sá - UNESA e na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Na Educação Básica é professor de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. Atua ainda como professor conteudista, tendo produzido material didático para UNIGRANRIO, UNIVERSO e YDUQS. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Representações Sociais, Formação de Professores, Atletismo e Esportes de Aventura.

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Publicado

25/08/2025

Como Citar

STANELE, W.; TRIANI, F. da S. As representações sociais de professores de educação física sobre o novo ensino médio: uma análise a partir da árvore de similitude. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19242, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19242. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

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Artigo de pesquisa

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