Didática multicultural e educação física
Entre a escola e a formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14432Palavras-chave:
Didática, educação intercultural, Educação Física escolarResumo
O artigo retomou alguns marcos históricos na constituição do campo da Didática e relatou duas experiências sobre o ensino na Educação Física na perspectiva multi/intercultural. Um dos relatos cita a experiência com a disciplina “Didática Geral: ensino e aprendizagem”, em uma faculdade particular e, o segundo, o ensino do conteúdo de Lutas na Educação Física escolar em uma instituição federal, ambas situadas no Rio de Janeiro. Notou-se que há iniciativas de pensar e vivenciar uma Educação Física que se aproxime do imperativo democrático e da pluralidade cultural. Ademais, os relatos ilustram um aumento da participação dos alunos, uma valorização do diálogo e das diferentes experiências socioculturais discentes ao longo da aplicação das propostas. Todavia, o tempo foi um fator limitador.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CANDAU, V.; KOFF, A. M. Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 95, p. 471-493, ago. 2006.
CANDAU, V. (org.). A didática em questão. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CANDAU, V. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012.
CANDAU, V. Construindo Práticas Escolares Interculturais e Formação Docente In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 17., 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, CE: ENDIPE, 2014. p. 1-14. Tema: Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade.
CANDAU, V. (org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.
CAPARROZ, F.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, p. 21-37, 2007.
CASTRO, P. H. Z. C. Formação inicial de professores de Educação Física: entre permanências e proposições. In: ANACLETO, F. N. A.; SILVA, G. M.; SANTOS, J. H. (org.). Educação física e interfaces com a história, o currículo e a formação profissional. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2017. v. 1, p. 273-287.
CASTRO, P. H. Z. C.; SILVA, A. C.; LÜDORF, S. M. A. Dissertações e teses em Educação Física: uma investigação sobre abordagens metodológicas. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, e25013, fev. 2019.
CASTRO, P. H. Z. C. et al. A produção cinetífica em Educação Física de 2001 a 2010: caminhos da construção de um campo. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 869-882, set. 2017.
CRUZ, G. Didática e docência no ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 250, p. 672-689, set./dez. 2017.
CRUZ, G. B.; CASTRO, P. H. Z. C. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes. Pro-Posições, Campinas, v. 30, e20160106, 2019.
CRUZ, G. B. et al. Didática na formação inicial de professores: concepções e práticas de professores formadores na visão de estudantes. Revista Internacional de Formação de Professores, p. 3-17, dez. 2017.
DARIDO, S. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
FONSECA, D.; MACHADO, R. (org.). Educação Física: (re)visitando a didática. Porto Alegre: Sulina, 2015. 206 p.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1984.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, M.; BOING, L. A. Do trabalho à formação de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 428-451, 2012.
NEIRA, M.; UVINHA, R. Cultura corporal: diálogos entre educação física e lazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
OLIVEIRA, M. R.; ANDRÉ, M. E. A prática do ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática. In: ANDRÉ, M. E.; OLIVEIRA, M. R. Alternativas no ensino de Didática. (orgs.). Campinas,SP: Papirus, 1997. p. 7-18.
PUENTES, R.; LONGAREZI, A. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, v. 29, n. 1, p. 247-271, 2013.
SILVA, G.; LÜDORF, S. M. Significados corporais no filme “Substitutos” a partir da visão sociológica de David Le Breton: uma análise sob o “manto de Arlequim”. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 27-38, 2016.
VAZ, A.; PINTO, F.; SAYÃO, D. (org.). Educação do Corpo e Formação de Professores: Reflexões sobre a Prática de Ensino de Educação Física. Florianópolis: EDUFSC/INEP, 2002. v. 1, 110 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Guilherme Gonçalves Baptista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.