Entre palavras e saberes: Narrativas dos professores indígenas Javaé sobre a educação escolar bilíngue
Palavras-chave:
História Oral, Educação Bilíngue, Educação Indígena, Povo JavaéResumo
O estudo investiga as narrativas dos professores indígenas Javaé sobre a Educação Escolar Indígena, com o objetivo de analisar os processos educativos vivenciados pela comunidade Javaé na aldeia Kanoano, localizada na Ilha do Bananal, com o foco na educação escolar bilíngue. Utilizando a metodologia de História Oral, a pesquisa visa registrar a história educacional da comunidade e capacitar os professores na promoção de uma educação mais inclusiva e intercultural. Autores como Ricoeur (1993), Ferreira (2001), Candau (2011), Alberti (2012), Macedo e Santos (2023) fundamentam a discussão. A análise das entrevistas revela a luta por um ensino específico, diferenciado, intercultural e bilíngue, que preserve a cultura e a língua do povo indígena Javaé. Os professores Javaé evidenciam um compromisso genuíno com a criação de um ambiente educacional que respeita os saberes de seu povo, preserva suas culturas e língua, e reflete uma abordagem pedagógica que vai além do ensino formal, incluindo objetos de estudo do cotidiano, promovendo interação e relações positivas entre estudantes, professores e a comunidade.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1938301
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. De “versão” a “narrativa” no manual de história oral. História oral, v. 15, n. 2, p. 05, 2012.
ALBERTI, Verena. Ouvir contar: Textos em história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, 1998.
DELGADO, L. de A. N. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História Oral, [S. l.], v. 6, 2009. DOI: 10.51880/ho. v6i0.62. Disponível em: https://www.revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/62. Acesso em: 23 abr. 2024.
FERREIRA, Mariana Kawall Leal. A educação escolar indígena: um diagnóstico crítico da situação no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. 2.ed. São Paulo: Global, 2001.
MACEDO, Maria de Lourdes. L.; SANTOS, Jocyleia S. dos As pesquisas em história oral: o percurso metodológico de uma trajetória acadêmica. IOSR Journal Of Humanities And Social Science (IOSR-JHSS), v. 28, n. 1, p. 39-47. 2023. www.iosrjournals.org.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
SOARES, Magda. Entrevista. In: BARROS, Rubem. “É preciso ter vários métodos para
Alfabetizar”, afirma especialista. Revista Educação, on-line, São Paulo, Edição 233, 18 out
TOCANTINS. Secretaria da Educação. Superintendência Regional de Educação de Gurupi (SRE). Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Taina, 2024. Disponível em: https://www.to.gov.br/seduc/dre-de-gurupi/3dj87xvzrzrw. Acesso em: 15 mar. 2024.
FONTES ORAIS
JAVAÉ, Ricardo Tewaxi [54 anos]. [fev. 2024]. Entrevistador: Keyliane dos Anjos Leitão. Gurupi, TO, 23 fev. 2024.
JAVAÉ, Samuel Samburá [44 anos]. [fev. 2024]. Entrevistador: Keyliane dos Anjos Leitão. Gurupi, TO, 23 fev. 2024.
JAVAÉ, Samanta Maluadidi Araújo [35 anos]. [fev. 2024]. Entrevistador: Keyliane dos Anjos Leitão. Gurupi, TO, 23 fev. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Keyliane dos Anjos Leitão, Marcilene de Assis Alves Araujo, Rosemeire Parada Granada Milhomens da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.