Amazonizar a Educação pelo horizonte dos Saberes Pantaneiros e Amazônicos
Palavras-chave:
Amazonizar, Pantanal, Educação Ambiental Popular, Povos originarios, Mulheres, Políticas EducativasResumo
Este dossiê reúne 29 (vinte e nove) trabalhos que orientam o diálogo sobre como os Saberes reconhecidos em contextos Pantaneiros e Amazônicos podem contribuir em processos formativos e em projetos de sociedade para o enfrentamento da ampla crise civilizatória que estamos atravessando. Ressignificando posturas e epistemologias há o reconhecimento e a necessidade de estudos que contribuam em processos de Amazonizar a Educação. Os artigos são oriundos dos estados Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. Algumas temáticas se destacam: saberes ancestrais, educação ambiental e povos originários; formação e políticas ambientais; questões de raça e gênero; movimentos sociais populares; economia solidária; saberes culturais e espirituais; educação do campo; educação popular; educação de jovens e adultos; política de formação de professores; avaliação das políticas de desenvolvimento na região; avaliação do pacto nacional pela alfabetização; perspectivas de sustentabilidades; saúde dos povos indígenas; saberes que emergem dos rios e uma pedagogia das águas; identidade das mulheres professoras; políticas de enfrentamento ao garimpo; lógica e impacto da agropecuária; desmatamento, queimadas e incêndios.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1968701
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Referências
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