Amazonizar a Educação pelo horizonte dos Saberes Pantaneiros e Amazônicos

Autores

  • Vilmar Alves Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), Cáceres, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2548-5086
  • Marilena Loureiro da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido (PPGDSTU), Núcleo de Altos Estudos Amazônico (NAEA), Belém, PA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9684-734X
  • Marcos Sorrentino Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva, Brasília, DF, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2000-7907

Palavras-chave:

Amazonizar, Pantanal, Educação Ambiental Popular, Povos originarios, Mulheres, Políticas Educativas

Resumo

Este dossiê reúne 29 (vinte e nove) trabalhos que orientam o diálogo sobre como os Saberes reconhecidos em contextos Pantaneiros e Amazônicos podem contribuir em processos formativos e em projetos de sociedade para o enfrentamento da ampla crise civilizatória que estamos atravessando. Ressignificando posturas e epistemologias há o reconhecimento e a necessidade de estudos que contribuam em processos de Amazonizar a Educação. Os artigos são oriundos dos estados Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. Algumas temáticas se destacam: saberes ancestrais, educação ambiental e povos originários; formação e políticas ambientais; questões de raça e gênero; movimentos sociais populares; economia solidária; saberes culturais e espirituais; educação do campo; educação popular; educação de jovens e adultos; política de formação de professores; avaliação das políticas de desenvolvimento na região; avaliação do pacto nacional pela alfabetização; perspectivas de sustentabilidades; saúde dos povos indígenas; saberes que emergem dos rios e uma pedagogia das águas; identidade das mulheres professoras; políticas de enfrentamento ao garimpo; lógica e  impacto da agropecuária; desmatamento, queimadas e incêndios. 

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1968701

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Biografia do Autor

Vilmar Alves Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), Cáceres, MT, Brasil

Universidade do Estado de Mato Grosso – Brasil. Bolsista de Produtividade em Educação Nível II. Pós-Doutor Sênior em Educação (PDS/CNPq). Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-UNEMAT).

Marilena Loureiro da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido (PPGDSTU), Núcleo de Altos Estudos Amazônico (NAEA), Belém, PA, Brasil

Universidade Federal do Para - Brasil. Pós-Doutora em Educação. Professora Associada I, Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido/PPGDSTU/NAEA UFPA.

Marcos Sorrentino, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva, Brasília, DF, Brasil

Ministério do Meio Ambiente. Pós-Doutor em Educação. Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

ALVES PEREIRA, V.; SILVA, M. L. da; SORRENTINO, M. Amazonizar a Educação pelo horizonte dos Saberes Pantaneiros e Amazônicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19687, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19687. Acesso em: 13 jun. 2025.