AVALIAÇÃO POR PARES
Todas as submissões enviadas para a Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação passam pelas seguintes etapas.
1. Aderência às normas (desk review)
Nesta etapa, o assistente editorial da revista fará uma verificação do artigo quanto ao atendimento das diretrizes de submissão estabelecidas pela revista. Isso inclui a avaliação do cumprimento dos requisitos de formatação, normalização, limite de palavras, envio de arquivos ou documentos, e outras normas editoriais específicas. Os autores que não respeitarem as instruções terão sua submissão devolvida para resolução de pendências.
Resultados possíveis:
- Recusa: A não resolução das pendências indicadas na verificação inicial após duas devoluções implica na rejeição automática, e o autor deverá iniciar uma nova submissão.
- Continuar em avaliação: As submissões que demonstrarem aderência às políticas e diretrizes serão encaminhadas para a próxima etapa.
2. Avaliação editorial inicial (editorial review)
Nesta etapa, o Editor-chefe da revista avalia o relatório de similaridade gerado pela ferramenta iThenticate, e também se o trabalho está alinhado com o foco temático e a linha editorial da revista segundo critérios como relevância, originalidade e contribuição científica.
Resultados possíveis:
- Recusa: As submissões que não atendam a esses critérios serão rejeitadas e os autores informados do motivo.
- Continuar em avaliação: Em caso afirmativo, a submissão é encaminhada para um Editor que será responsável por gerenciar a avaliação por pares. O Editor responsável pode ser o próprio Editor-chefe, ou um membro dos Editores executivos.
3. Avaliação por pares (peer review)
O Editor responsável enviará a submissão para dois pareceristas externos realizarem a avaliação no sistema de duplo-anonimato (avaliadores e autores são anônimos entre si). Os pareceristas são solicitados a avaliar as submissões segundo três dimensões: cognitiva (encadeamento sequencial e lógico do conteúdo, explicação e contextualização do problema de pesquisa), metodológica (descrição precisa dos métodos, aderência a preceitos éticos e análise dos dados) e resultados e clareza (qualidade da redação, discussão e análise dos resultados, qualidade das conclusões, qualidade e necessidade de elementos de apoio, incluindo figuras, tabelas, quadros e materiais suplementares). Em caso de pareceres conflitantes entre os avaliadores, o Editor responsável poderá, segundo a necessidade de cada caso, convocar um terceiro avaliador. Após receber os pareceres, o Editor responsável então analisa sua fundamentação e contribuições sugeridas para emitir a sua decisão.
Resultados possíveis:
- Exigir modificações substanciais ou obrigatórias
- Exigir modificações modificações menores ou opcionais
- Aceitar na versão atual
- Recusar
4. Decisão editorial
Após a avaliação por pares, os autores serão comunicados da decisão, e receberão os comentários relevantes dos avaliadores e do Editor responsável. As submissões que necessitarem de modificações deverão ser enviadas através do sistema, com as modificações enfatizadas no texto e incluir uma carta indicando quais recomendações foram atendidas ou justificando as não atendidas. O Editor responsável receberá a versão revisada e a carta dos autores e avaliará a necessidade de novas rodadas de avaliação. Quando necessário, o Editor responsável dialoga com o Editor-chefe ao longo do processo editorial antes de emitir sua recomendação final.
Submissões internas
As submissões enviadas por editores ou membros do corpo editorial passarão pelo mesmo processo de avaliação em sistema de duplo-anonimato. Para estes casos, os responsáveis pela supervisão do processo editorial serão editores que não tenham conflitos de interesse com os autores.
Contestando decisões
Para contestar uma decisão editorial, os autores podem entrar em contato com a Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação enviando um e-mail para riaee@editoracubo.com.br. Somente serão considerados os pedidos de reconsideração acompanhados de informações detalhadas sobre a decisão contestada, incluindo justificativas e evidências relevantes. As solicitações devidamente documentadas serão encaminhadas para análise do editor-chefe, mantendo o solicitante informado, e buscando garantir um processo justo e transparente para todos os envolvidos.