Estudo relacional entre gênero e rendimento escolar de alunos do Ensino Fundamental e Médio de Brasília-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13448

Palavras-chave:

Fatores de aprendizagem, Rendimento escolar, Gênero, Variáveis sociodemográficas, Metas acadêmicas

Resumo

Este estudo se propõe descobrir relações entre gênero e rendimento escolar, composto em especial por valores de metas acadêmicas (3 fatores psicossociais não-cognitivos), de uma amostra de alunos de 11 a 17 anos inseridos na rede de ensino fundamental II e médio de Brasília-DF, capital do Brasil. A pesquisa se inscreveu em uma perspectiva motivacional, que se sustenta em um desenho transversal descritivo e correlacional com metodologia qualitativa e quantitativa. Se aplicou o Questionário de Metas Acadêmicas de Hayamizu e Weiner (1991). Descreveu-se e aplicou, empiricamente, a um grupo de alunos dos gêneros masculino e feminino. Foi possível demonstrar que não existiram correlações entre as variáveis devido à normalidade estatística da amostra. No entanto, os resultados da descrição fazem supor impactos positivos em metas de aprendizagem e metas de obtenção, pelo alto nível de pontuação obtido na descrição da amostra e pela consistência dos dados, e impactos negativos em metas de reforço social. O fato mais chamativo foi a contradição encontrada com os resultados obtidos por Cominetti e Ruiz (1997), que se baseiam em sustentar que o fator gênero ajuda a modular as relações com o rendimento escolar. Esta pesquisa contribui cientificamente com novos elementos às literaturas sobre o assunto.

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Biografia do Autor

Eder Angelo Sanches, Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação.

Oscar Ulloa, Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI)

Professor e Pesquisador. Doutorado em Educação (UFRGS).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

SANCHES, E. A.; ULLOA, O. Estudo relacional entre gênero e rendimento escolar de alunos do Ensino Fundamental e Médio de Brasília-Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 37–67, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13448. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13448. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos