Formação continuada de professores indígenas na Amazônia Mato-grossense: nexos de luta

Autores

  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Programa de Pós-graduação em Educação, Campus Jane Vanini, Cáceres, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5949-7590
  • Beleni Salete Grando Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Programa de Pós-graduação em Educação, Campus Cuiabá, Cuiabá, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5491-2123

Palavras-chave:

educação indígena, formação continuada, autonomia, interculturalidade

Resumo

A colonialidade epistémica promove o apagamento das resistências e lutas dos povos e comunidades originárias. No entanto, o movimento indígena garante na educação escolar as formas próprias de ensinar e produzir conhecimentos interculturais a partir dos etnosaberes contextualizados histórica e territorialmente. Na pesquisa-formação-ação com professores indígenas do Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola, problematizamos a formação continuada e reconhecemos as reexistências que dão visibilidade aos processos próprios de produzir os materiais pedagógicos/didáticos interculturais. A análise e discussão dos dados de campo coletados se ancoram à escuta sensível na perspectiva freiriana a fim de apresentar as potencialidades dos protagonismos, autorias e autonomias indígenas. Os livros didáticos pelas “formações-ações-interculturais”, decolonizam epistemologias e expressam resistências aos processos de apagamento das línguas e culturas dos povos originários nas escolas indígenas de Mato Grosso.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1949601

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Biografia do Autor

Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Programa de Pós-graduação em Educação, Campus Jane Vanini, Cáceres, MT, Brasil

Possui graduação em Pedagogia (1991) e Graduação em Ciências Biológicas (1997) pela Universidade estadual de Mato Grosso; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso na graduação e pós-graduação nos ppges: PPGEdu e PPGECII. Tem experiência na área de estudos sobre Diversidade, Educação, Educação Escolar Indígena e Educação Ambiental. Desenvolve projeto de pesquisa, ensino e extensão com os povos indígenas e quilombolas, e com cultura e arte no campus de Juara.

Beleni Salete Grando, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Programa de Pós-graduação em Educação, Campus Cuiabá, Cuiabá, MT, Brasil

Doutora em Educação (2004) e pós-doutora em Antropologia Social (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, docente da graduação e do PPPGE, coordenadora do Grupo de pesquisa Coeduc/CNPq, da Rede Ação Saberes Indígenas na Escola em Mato Grosso, e do Procad-Amazônia pelo PPGE-UFMT-UFPA-UFAM. Temas de estudos que perpassam a pesquisa, ensino e extensão: Formação-ação-intercultural, educação das relações étnico-raciais, educação do corpo e educação indígena. 

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

FERREIRA, W. A. de A.; GRANDO, B. S. Formação continuada de professores indígenas na Amazônia Mato-grossense: nexos de luta. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19496, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19496. Acesso em: 14 maio. 2025.