A educação profissional e tecnológica para o povo Sateré-Mawé no Andirá-Marau: contribuições dos saberes Amazônicos
Palavras-chave:
saberes amazônicos, educação profissional e tecnológica, povos indígenasResumo
Este artigo resulta de pesquisa sobre a Educação Profissional e Tecnológica - EPT para o povo Sateré-Mawé, articulado a partir de dados gerados durante as discussões da disciplina Educação na Amazônia, do doutorado em Educação. A temática investigada aborda a Educação Profissional e Tecnológica para o povo Sateré-Mawé no Território Andirá-Marau: contribuições dos saberes amazônicos, com o objetivo de analisar a interação entre a EPT e os saberes amazônicos. Para tanto, o estudo contextualizou a Educação Profissional e Tecnológica e explorou os saberes amazônicos, destacando sua integralização na experiência Sateré-Mawé. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas realizadas com professores do Instituto Federal do Amazonas - IFAM, campus Maués. De natureza analítica e qualitativa, utilizou-se a fenomenologia hermenêutica e os dados gerados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva - ATD, seguindo suas etapas interpretativas. Os resultados evidenciam que a interação entre saberes amazônicos e práticas educacionais, como as técnicas agroecológicas e oficinas tecnológicas, podem contribuir para a conservação ambiental e a segurança alimentar na comunidade.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1947101
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