A educação profissional e tecnológica para o povo Sateré-Mawé no Andirá-Marau: contribuições dos saberes Amazônicos

Autores

  • Silvia Carvalho Vieira Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM - Manaus (AM), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3291-0757
  • Jonise Nunes Santos Departamento de Educação, Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Manaus (AM), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9872-4135
  • Francisca Maria Coelho Cavalcanti Departamento de Educação, Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Grupo de Estudo e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia - GETRA - Manaus (AM), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0749-2063
  • Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel Departamento de Educação, Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Manaus (AM), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5625-1042

Palavras-chave:

Saberes Amazônicos. Educação Profissional e Tecnológica. Povos Indígenas.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa sobre a Educação Profissional e Tecnológica - EPT para o povo Sateré-Mawé, articulado a partir de dados gerados durante as discussões da disciplina Educação na Amazônia, do doutorado em Educação. A temática investigada aborda a Educação Profissional e Tecnológica para o povo Sateré-Mawé no Território Andirá-Marau: contribuições dos saberes amazônicos, com o objetivo de analisar a interação entre a EPT e os saberes amazônicos. Para tanto, o estudo contextualizou a Educação Profissional e Tecnológica e explorou os saberes amazônicos, destacando sua integralização na experiência Sateré-Mawé. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas realizadas com professores do Instituto Federal do Amazonas - IFAM, campus Maués. De natureza analítica e qualitativa, utilizou-se a fenomenologia hermenêutica e os dados gerados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva - ATD, seguindo suas etapas interpretativas. Os resultados evidenciam que a interação entre saberes amazônicos e práticas educacionais, como as técnicas agroecológicas e oficinas tecnológicas, podem contribuir para a conservação ambiental e a segurança alimentar na comunidade.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1947101

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Biografia do Autor

Silvia Carvalho Vieira, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM - Manaus (AM), Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Ensino Tecnológico pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Licenciada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas. Pesquisadora de Educação Escolar Indígena, Formação Docente e Pedagogia da Alternância.

Jonise Nunes Santos, Departamento de Educação, Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Manaus (AM), Brasil.

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Educação (Políticas Públicas para Educação Escolar Indígena) pela UFAM e Graduação em Letras pela UFPA. Docente do Curso de Graduação Formação de Professores Indígenas (FPI), da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Francisca Maria Coelho Cavalcanti , Departamento de Educação, Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Grupo de Estudo e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia - GETRA - Manaus (AM), Brasil.

Pós-doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutora em Psicologia e Ciências da Educação. Licenciada em Pedagogia/UFAM. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. É membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Educação e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia -GETRA.

Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel, Departamento de Educação, Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Manaus (AM), Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1977). Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, educação amazônica, educação e cultura, educação e meio ambiente e identidade étnica.

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OMITIDO, Omitido para efeitos de revisão por pares, 2023

Publicado

30/12/2024

Como Citar

VIEIRA, S. C.; SANTOS, J. N.; CAVALCANTI , F. M. C.; WEIGEL, V. A. C. de M. A educação profissional e tecnológica para o povo Sateré-Mawé no Andirá-Marau: contribuições dos saberes Amazônicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19471, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19471. Acesso em: 14 jan. 2025.