A educação ambiental promovida pelas políticas de educação ambiental do Brasil e Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.14226

Palavras-chave:

Educação ambiental, ProNEA, PNEA, Análises de discurso

Resumo

Este trabalho visa compreender a corrente de educação ambiental (Sauvé, 2005) que é mobilizada nas políticas de educação ambiental do Brasil e da Colômbia, bem como as disputas que ocorreram na sua elaboração. Analisamos documentos institucionais, para o Brasil a lei 9.975 de 1999, decreto 4281 de 2002 e o Programa Nacional de EA (ProNEA 2003, 2005, 2014); e para a Colômbia as diretrizes gerais para uma política de educação ambiental (1995) e a lei 1549 de 2012 que consolida a política de educação ambiental lançada em 2002. Apresenta-se o histórico da construção desses programas e uma análise do conceito de Educação Ambiental presente nos discursos. Destaca-se a predominância da corrente crítica no Brasil e a corrente sistêmica na Colômbia, além da presença de outras perspectivas da área no discurso, como estratégia política e negociação com outros setores políticos e ideológicos.

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Biografia do Autor

Luisa Fernanda Mejia Toro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG – Brasil

Doutora em Educação.

Arnaldo Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG – Brasil

Professor. Pós-doutorado no Departamento de Física (UMCP-EUA).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

TORO, L. F. M.; VAZ, A. A educação ambiental promovida pelas políticas de educação ambiental do Brasil e Colômbia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2648–2665, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.14226. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14226. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos