Avaliação por pares aberta

Embora a Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE) não adote atualmente o modelo de avaliação por pares aberta, reconhecemos a importância da transparência no processo editorial. Como parte de nosso compromisso com a abertura e a prestação de contas à comunidade científica, desde 2017 a identidade dos responsáveis pela condução do processo de avaliação de cada manuscrito é revelada após o aceite e publicação do artigo.

A identidade dos revisores ad hoc que colaboraram com a revista é reconhecida através da publicação periódica de nominatas, nas quais constam os nomes e afiliações de todos os pareceristas que atuaram em determinado período. Esta prática permite o reconhecimento público do valioso trabalho realizado pelos avaliadores, sem vincular revisores específicos a manuscritos individuais, preservando assim o caráter confidencial do processo de avaliação.

Os revisores que desejarem ter sua identidade revelada em relação a pareceres específicos poderão optar voluntariamente por assinar seus pareceres ou autorizar a divulgação de sua participação. A revista mantém o compromisso de proteger a confidencialidade dos pareceristas que assim desejarem, respeitando a diversidade de preferências e contextos acadêmicos em que atuam.

Esta política está em vigor no periódico desde 2016 e poderá ser revista periodicamente à medida que a comunidade científica da área de educação avança em direção a modelos mais abertos de avaliação por pares. A equipe editorial está aberta ao diálogo com autores, avaliadores e leitores sobre o aprimoramento contínuo de nossas práticas editoriais.

 

Última atualização: 31 de janeiro de 2026.