A educação e a sustentabilidade: o desafio de um paradigma e a década da educação para o desenvolvimento sustentável da UNESCO (2005-2014)

Autores

  • Alexandre Marucci Bastos Doutorando em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Pósgraduação em Educação. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901
  • Claudio Benedito Gomide de Souza UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Didática. 14800- 901

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6484

Resumo

Este trabalho pretende propor uma discussão sobre o papel da educação no enredo de um pragmatismo, pelo qual venha oferecer algumas contribuições para a consolidação da essência de um desenvolvimento sustentável e de uma contextualizada sustentabilidade, bem como de suas respectivas dimensões. Para tanto, são apresentadas algumas evoluções conceituais de tais expressões e as implicações quando de suas utilizações, sobretudo em paralelo à Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU/UNESCO (2005-2014); na expectativa de promover uma reflexão sobre o quanto a educação, não apenas a ambiental, mas em seu sentido mais amplo, se faz fundamental diante o desafio proposto por um equilíbrio multidimensional, visto pela perspectiva de um paradigma que vem sendo continuamente moldado desde a Conferência de Estocolmo, de 1972; passando pelas contribuições propiciadas, em 1992, pelo Grande Encontro da Terra – Eco 92 / Rio 92; e daí seguindo-se até a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, na cidade do Rio de Janeiro, em 2012.

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Como Citar

Bastos, A. M., & Souza, C. B. G. de. (2013). A educação e a sustentabilidade: o desafio de um paradigma e a década da educação para o desenvolvimento sustentável da UNESCO (2005-2014). Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 8(1), 208–240. https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6484

Edição

Seção

Artigos