Diversidade e diferença: representações sociais no espaço educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.14269

Palavras-chave:

Representações Sociais, Diversidade, Diferença, Educação

Resumo

Este artigo é uma revisão narrativa, e seu objetivo foi identificar o panorama da produção acadêmica nacional pertinente aos temas diversidade e diferença na perspectiva da Teoria das Representações Sociais no campo da Educação. A literatura acadêmica e a científica têm publicado diversos estudos que investigam esses fenômenos sociais. Nessa direção, procuramos aprofundar a temática realizando pesquisas nas bases de artigos e periódicos indexados, como o Portal de Periódicos da CAPES e SCIELO, relativos aos anos de 2010 a 2018. No decorrer do texto, depois de feita a análise descritiva dos trabalhos, procedeu-se a uma interpretação qualitativa dos trabalhos. Os resultados indicaram que o número de estudos que tratam da diversidade e da diferença no espaço educacional é incipiente e, quando se apresentam, são atravessados pelo fenômeno da inclusão de pessoas com deficiência ou abordam a questão da diversidade sexual e racial. Nesse sentido, a diversidade e a diferença não atendem a todos, pois só incluem determinadas categorias e deixam de fora as demais. Foi possível perceber que esses temas ainda são delicados no contexto da Educação. A questão da diversidade e da diferença na educação sugere uma discussão acerca dos vários processos de exclusão social e a participação da escola nesses processos.

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Biografia do Autor

Sandra Cristina Morais Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Professora do Centro de Educação. Doutorado em Educação (UFF).

Carmem Lúcia Vidal Perez, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Professora da Faculdade de Educação. Doutorado em Educação (USP). Pós-Doutorado em Filosofia da Educação (UNICAMP).

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

SOUZA, S. C. M.; PEREZ, C. L. V. Diversidade e diferença: representações sociais no espaço educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2720–2740, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.14269. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14269. Acesso em: 8 nov. 2024.

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