Repertório de pesquisa sobre a educação rural no Paraná por meio da imprensa (1930-1961)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13725

Palavras-chave:

História da educação, Educação rural, Imprensa paranaense

Resumo

O presente texto é resultado de pesquisa de pós-doutoramento e teve como objetivo geral localizar, catalogar e analisar jornais, revistas e boletins que tratam da educação rural no estado do Paraná disponibilizados na Biblioteca Nacional no período de 1930 a 1961. Para tanto, foram mapeados os artigos sobre educação rural presentes em periódicos científicos, considerando as recorrências temáticas, o que foi apresentado em forma de repertório. Como principais resultados podemos destacar que as temáticas centrais encontradas foram na formação do professor rural, em eventos destinados à temática da educação rural, na função e representação da educação rural e a permanência do homem no campo. Nos periódicos há uma relativa preocupação com o rural (ou a ausência de abordagem desta temática) ligada ao movimento político, indicando se o governante era um típico ruralista ou um defensor da industrialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Burioli Ivashita, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEL). Doutorado em Educação (UEM).

Referências

ALMEIDA, J. S. Mulheres na educação: missão, vocação ou destino? In: SAVIANI, D.; ALMEIDA, J. S.; SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 59-108.

BASTOS, M. H. C. O Novo e o Nacional em revista: A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939-1942). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, 1994.

CARVALHO, M. M. C. Uso de impresso nas estratégias católicas de conformação do campo doutrinário da pedagogia (1931-1935). Cadernos ANPEd, Belo Horizonte, n.7, 1994.

CASPARD, P. (Dir.). La presse d’éducatio et d’enseignement, XVIII siécle 940. Repertoire Analytique. Paris: CNRS-INRP, 1981-1991.

CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 115-130, jul./dez. 1996.

CATANI, D. B. Educadores à meia-luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo (1902-1919). 1989. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.

CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. (org.). Imprensa periódica educacional paulista (1890-1996): Catálogo. São Paulo: Editora Plêiade, 1999.

CATANI, D. B.; SOUSA, C. P.. A imprensa periódica educacional e as fontes para a História da cultura escolar brasileira. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 37, p. 177-183, 1994. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/71310. Acesso em: 03 mar. 2017.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel / Bertrand Brasil, 1990.

CORREIA, A. P. P. Escolas Normais: contribuição para modernização do Estado do Paraná (1904 a 1927). Educar em Revista, Curitiba, n. 49, p. 245-273, jul/set, 2013.

FARIA, T. B. Paraná, território de vocação agrícola?! Interiorização do curso Normal Regional (1946-1968), 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

FERNANDES, A. L. C. O impresso e a circulação de saberes pedagógicos: apontamentos sobre a imprensa pedagógica na história da educação. In: MAGALDI, A. M. B. M.; XAVIER, L. N. Impressos e História da Educação: usos e destinos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

FISCHER, B. D. A professora primária nos impressos pedagógicos (1950-1970). In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. v. III, p. 324-335.

GIL, A. C. Técnicas de pesquisa e elaboração de monografias. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

NÓVOA, A. A imprensa de educação e ensino: repertório analítico (séculos XIX e XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.

NÓVOA, A. A imprensa de Educação e Ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.

PALLARES-BURKE, M. L. G. A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX. Caderno de Pesquisa, n. 104, p. 144-161, jul. 1998.

RODRIGUES, E. A imprensa pedagógica como fonte, tema e objeto para a História da Educação. Fontes e métodos em História da Educação. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010. p. 311-325.

SCHELBAUER, A. R. Da roça para a escola: institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Paraná (1930-1960). História da Educação, Porto alegre, v. 18, n. 43, maio/ago. 2014.

SCHELBAUER, A. R.; CORREA, R. L. T. Expansão e modalidades de escola primária rural no estado do Paraná: iniciativas de governos estadual e federal de 1930-1960. In: CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7., 2013, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá, MT, 2013. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/. Acesso em: 18 set. 2015.

Publicado

21/10/2021

Como Citar

IVASHITA, S. B. Repertório de pesquisa sobre a educação rural no Paraná por meio da imprensa (1930-1961). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2663–2681, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13725. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13725. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos