Repertório de pesquisa sobre a educação rural no Paraná por meio da imprensa (1930-1961)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13725Palavras-chave:
História da educação, Educação rural, Imprensa paranaenseResumo
O presente texto é resultado de pesquisa de pós-doutoramento e teve como objetivo geral localizar, catalogar e analisar jornais, revistas e boletins que tratam da educação rural no estado do Paraná disponibilizados na Biblioteca Nacional no período de 1930 a 1961. Para tanto, foram mapeados os artigos sobre educação rural presentes em periódicos científicos, considerando as recorrências temáticas, o que foi apresentado em forma de repertório. Como principais resultados podemos destacar que as temáticas centrais encontradas foram na formação do professor rural, em eventos destinados à temática da educação rural, na função e representação da educação rural e a permanência do homem no campo. Nos periódicos há uma relativa preocupação com o rural (ou a ausência de abordagem desta temática) ligada ao movimento político, indicando se o governante era um típico ruralista ou um defensor da industrialização.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. S. Mulheres na educação: missão, vocação ou destino? In: SAVIANI, D.; ALMEIDA, J. S.; SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 59-108.
BASTOS, M. H. C. O Novo e o Nacional em revista: A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939-1942). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, 1994.
CARVALHO, M. M. C. Uso de impresso nas estratégias católicas de conformação do campo doutrinário da pedagogia (1931-1935). Cadernos ANPEd, Belo Horizonte, n.7, 1994.
CASPARD, P. (Dir.). La presse d’éducatio et d’enseignement, XVIII siécle 940. Repertoire Analytique. Paris: CNRS-INRP, 1981-1991.
CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 115-130, jul./dez. 1996.
CATANI, D. B. Educadores à meia-luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo (1902-1919). 1989. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.
CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. (org.). Imprensa periódica educacional paulista (1890-1996): Catálogo. São Paulo: Editora Plêiade, 1999.
CATANI, D. B.; SOUSA, C. P.. A imprensa periódica educacional e as fontes para a História da cultura escolar brasileira. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 37, p. 177-183, 1994. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/71310. Acesso em: 03 mar. 2017.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel / Bertrand Brasil, 1990.
CORREIA, A. P. P. Escolas Normais: contribuição para modernização do Estado do Paraná (1904 a 1927). Educar em Revista, Curitiba, n. 49, p. 245-273, jul/set, 2013.
FARIA, T. B. Paraná, território de vocação agrícola?! Interiorização do curso Normal Regional (1946-1968), 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
FERNANDES, A. L. C. O impresso e a circulação de saberes pedagógicos: apontamentos sobre a imprensa pedagógica na história da educação. In: MAGALDI, A. M. B. M.; XAVIER, L. N. Impressos e História da Educação: usos e destinos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
FISCHER, B. D. A professora primária nos impressos pedagógicos (1950-1970). In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. v. III, p. 324-335.
GIL, A. C. Técnicas de pesquisa e elaboração de monografias. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
NÓVOA, A. A imprensa de educação e ensino: repertório analítico (séculos XIX e XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.
NÓVOA, A. A imprensa de Educação e Ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.
PALLARES-BURKE, M. L. G. A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX. Caderno de Pesquisa, n. 104, p. 144-161, jul. 1998.
RODRIGUES, E. A imprensa pedagógica como fonte, tema e objeto para a História da Educação. Fontes e métodos em História da Educação. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2010. p. 311-325.
SCHELBAUER, A. R. Da roça para a escola: institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Paraná (1930-1960). História da Educação, Porto alegre, v. 18, n. 43, maio/ago. 2014.
SCHELBAUER, A. R.; CORREA, R. L. T. Expansão e modalidades de escola primária rural no estado do Paraná: iniciativas de governos estadual e federal de 1930-1960. In: CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7., 2013, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá, MT, 2013. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/. Acesso em: 18 set. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.